Quantcast
Channel: Tia Paula
Viewing all 953 articles
Browse latest View live

Feliz Páscoa!

$
0
0

Fonte: ACI Digital

Hoje é o dia em que a Igreja Católica celebra o sentido da Fé, porque festeja o Domingo da Ressurreição de Jesus ou a Páscoa, quando Cristo triunfante sobre a morte abre as portas do céu.
Durante a Missa, acende-se o círio pascal que permanecerá aceso até o dia em que se comemora a Ascensão de Jesus ao céu. 
Esta festa celebra a derrota do pecado e da morte pela a ressurreição. Todo o sofrimento temporal adquire sentido com a vida eterna.
É um dia de festa e alegria, Cristo ressuscitou, o túmulo está vazio, a humanidade está salva, agora é hora de abraçar esta salvação testemunhando uma verdadeira vida cristã.
Acompanhe também nosso recurso sobre a Semana Santa: http://www.acidigital.com/fiestas/semanasanta/

Livro do Papa Francisco para crianças

Para falar da Santíssima Trindade

$
0
0


Novena de Pentecostes - 1º dia

$
0
0
O ESPÍRITO SANTO NO SEIO DA SANTÍSSIMA TRINDADE


Para todos os dias
1 - Canto (Sugestão - Espírito de Deus - CD Deus me ama - Kerissein Jr.)
2 - Oração ao Espírito Santo (abaixo)
3 - Leitura Bíblica
4 - Partilha
5 - Atividade
6 - Canto (Sugestão - Vem sobre mim - CD Pescadores Kids - Volume 2)
7 - Oração final (abaixo)


LEITURA BÍBLICA - Mateus 3, 13-17

Deus é um só, mas tem 3 modos de ser, de existir. Da única essência , da única natureza divina, participam três pessoas. Essas pessoas são absolutamente iguais quanto à natureza, à essência, à onipotência e à santidade, mas são diferentes porque uma não é a outra. No batismo de Jesus essas três pessoas se manifestam a nós: o Pai, o Filho e o Espírito Santo.
Cada uma tem uma missão diferente: o Pai é o CRIADOR de todas as coisas, é o nosso PAI que vive no Céu. Ele é o que AMA. O Filho é o que veio ao mundo para nos SALVAR. Ele é o AMADO.
O Espírito Santo é o que nos SANTIFICA, vive em nosso coração para nos ajudar a fazer o que é certo. Ele é o AMOR. 
A isso chamamos de MISTÉRIO DA SANTÍSSIMA TRINDADE. E mistério é mistério! Se conseguirmos explicar deixa de ser mistério, mas tem mistérios que são “mais misteriosos” que os outros, né?
Três pessoas = Um Deus já um mistério e tanto! Das 3, porém, a mais “misteriosa” é o Espírito Santo porque Ele não tem um rosto (como o de Jesus), não tem uma imagem, uma ideia que fazemos dele (como a que fazemos do Pai), mas o Espírito Santo é a pessoa da Santíssima Trindade mais íntima e próxima de nós. Realmente, o Espírito Santo vem até nós de modo tão suave, tão “interior”, que acabamos tendo mais dificuldade em entendê-lo, mas não há nenhum mal nisso. O que não podemos é deixar que essa dificuldade nos faça rejeitá-lo, deixá-lo “de lado” em nossas orações.
Foi o próprio Deus quem tomou a iniciativa de se revelar a nós porque é da vontade Dele que nós O conheçamos e O amemos em suas 3 maneiras de ser. Pois quanto mais O conhecemos, mais O amamos e compreendemos Seu plano amoroso e suas intenções para nossa vida!

DINÂMICA

Coloque uma jarra com água (o suficiente para encher os 3 copos) e 3 copos vazios com etiquetas escritas Pai, Filho e Espírito Santo (uma para cada copo) sobre a mesa. Diga que faremos uma comparação - a água é Deus. Se nós dividirmos a água em três partes iguais, ela continua sendo água. As 3 pessoas da Santíssima Trindade separadas continuam sendo Deus.Unidos ou separados, os três se amam tanto que o amor os une e os faz iguais entre si. Coloque a água de volta na jarra e partilhe com as crianças: Há alguma diferença entre as águas que colocamos na jarra? Onde começa uma e termina a outra? Quem é quem?
Assim é a Santíssima Trindade: união de puro amor e os três trabalhando juntos para que nós façamos tudo com amor.

PARA COLORIR



ORAÇÃO AO ESPÍRITO SANTO

“Vinde, Espírito Santo!

Envia do alto do Céu teus raios de luz!

Vinde, Pai dos pobres, fonte de tudo o que é bom, luz dos corações!

Vinde, Consolador e conforto dos corações, doce hóspede da alma!

Vinde, descanso para nosso cansaço, calmante para nossos impulsos,

alívio para nossos sofrimentos!

Ó, Luz da felicidade, preencha totalmente nossos corações!

Sem a sua ajuda, nada podemos fazer, nada produzimos de bom!

Lavai nossas sujeiras, inundai nossa aridez, curai nossas feridas!

Amolecei as durezas, fortalecei nossas fraquezas, corrigi os nossos erros!

Dai a nós, vossos fieis, que confiamos em Vós, os teus 7 dons sagrados,

teus frutos e teus carismas!
Dá-nos o merecimento da virtude, o troféu da salvação”



ORAÇÃO FINAL


“Espírito Santo, amor do Pai e do Filho!
Inspirai-me sempre aquilo que devo pensar,
Aquilo que devo dizer, como devo dizê-lo,
Aquilo que devo fazer, como devo fazê-lo,
Para a glória de Deus, o bem das almas e minha própria santificação.
Espírito Santo dai-me inteligência para entender,
Capacidade de reter, método e sabedoria de aprender,
Sutileza para interpretar, graça e eficácia de falar.
Dá-me certeza no início, direção para seguir em frente e perfeição ao acabar.
Vem morar em meu coração!
Faz de mim uma criança cheia de seus dons e de seus frutos!
Quero ser seu amigo(a), fica comigo!”

Amém!

2º Domingo da Páscoa - atividade

$
0
0
47- 2º PASCUA - UNICO.jpg

Crescer misericordiosos como o Pai

$
0
0
Tema_RCC_2016.png

O Ministério para Crianças, atendendo ao pedido do Papa Francisco, também quer celebrar o Jubileu da Misericórdia com os adolescentes! Por isso, organize em sua paróquia, região, diocese um encontro para os adolescentes! Abaixo tem algumas sugestões de como realizar esse encontro. É bom que tenha sacerdote(s) disponível para ouvir os adolescentes em confissão e se for possível, ao final, fazer a passagem pela Porta Santa. 

Você pode baixar esse arquivo em PDF AQUI


Subsídio para Encontro de Adolescentes

Entre as novidades deste Ano Santo da Misericórdia, está o Jubileu dos Adolescentes, que será celebrado nos dias 23 e 24 de abril e voltado à faixa etária dos 13 aos 16 anos de idade. Aos jovens, Francisco explica que o Jubileu é um período santo de reflexão e de descoberta. “Viver como irmãos – diz o Papa - é uma grande festa, a mais bela que se pode sonhar, a festa sem fim que Jesus nos ensinou a cantar através do seu Espírito.” O tema escolhido para o Jubileu dos Adolescentes é também uma oração da Igreja aos jovens de todo o mundo.“Crescer misericordiosos significa aprender a ser corajosos no amor prático e desinteressado, significa tornar-se grande tanto no aspecto físico, como no íntimo de cada um. Estejam preparados para tornarem-se cristãos capazes de escolhas e gestos corajosos, capazes de construir cada dia, mesmo nas pequenas coisas, um mundo de paz”, afirma o Papa. Francisco reconhece, no entanto, o período de mudanças que ocorre na vida dos adolescentes. Apesar disso, ele pede a eles que“permaneçam firmes no caminho da fé, com esperança no Senhor”. “Com Ele – ressalta o Pontífice -, podemos fazer coisas grandes; Ele nos fará sentir a alegria de sermos seus discípulos, suas testemunhas. Apostem nos grandes ideais, nas coisas grandes.”
Uma programação especial está sendo preparada para os adolescentes inscritos para participar das celebrações do Jubileu, como o Sacramento da Reconciliação e a passagem pela Porta Santa, além da missa com o Papa Francisco na Praça São Pedro. 

Mensagem do Papa Francisco ao Jubileu da Misericórdia dos Adolescentes


“CRESCER MISERICORDIOSOS COMO O PAI”

Queridos adolescentes!
A Igreja está a viver o Ano Santo da Misericórdia, um tempo de graça, paz, conversão e alegria que abrange a todos: pequenos e grandes, próximos e afastados. Não há fronteiras nem distâncias que possam impedir à misericórdia do Pai de nos alcançar, tornando-se presente no meio de nós. A Porta Santa já está aberta em Roma e em todas as dioceses do mundo.
Este tempo precioso abrange também a vós, queridos adolescentes, pelo que me dirijo a vós para vos convidar a participar nele, a tornar-vos seus protagonistas descobrindo-vos filhos de Deus (cf. 1 Jo 3, 1). Gostaria de vos convidar um por um, gostaria de vos chamar pelo nome, como faz Jesus cada dia, porque – como bem sabeis – os vossos nomes estão escritos no Céu (Lc 10, 20), esculpidos no coração do Pai, que é o Coração Misericordioso donde nasce toda a reconciliação e toda a doçura.
O Jubileu é um ano inteiro no qual se diz santo cada momento, para que toda a nossa existência se torne santa. É uma ocasião para descobrirmos que viver como irmãos é uma grande festa, a mais bela que se pode sonhar, a festa sem fim que Jesus nos ensinou a cantar através do seu Espírito. Para a festa do Jubileu, Jesus convida mesmo a todos, sem fazer distinções nem excluir ninguém. Por isso, desejei viver também convosco alguns dias de oração e de festa. Assim espero-vos, em grande número, no próximo mês de Abril.
«Crescer misericordiosos como o Pai» é não só o título do vosso Jubileu, mas também a oração que fazemos por todos vós, recebendo-vos em nome de Jesus. Crescer misericordiosos significa aprender a ser corajosos no amor prático e desinteressado, significa tornar-se grande tanto no aspecto físico, como no íntimo de cada um. Estais a preparar-vos para vos tornardes cristãos capazes de escolhas e gestos corajosos, capazes de construir cada dia, mesmo nas pequenas coisas, um mundo de paz.
A vossa idade é um período de mudanças incríveis, em que tudo parece, ao mesmo tempo, possível e impossível. Com grande incitamento, vos repito: «Permanecei firmes no caminho da fé, com segura esperança no Senhor. Aqui está o segredo do nosso caminho! Ele dá-nos a coragem de ir contra a corrente. Podeis crer: isto fortalece o coração, já que ir contra a corrente requer coragem e Ele dá-nos esta coragem! Com Ele, podemos fazer coisas grandes; Ele nos fará sentir a alegria de sermos seus discípulos, suas testemunhas. Apostai nos grandes ideais, nas coisas grandes. Nós, cristãos, não somos escolhidos pelo Senhor para coisas pequenas; ide sempre mais além, rumo às coisas grandes. Jogai a vida por grandes ideais!» (Homilia no Dia dos Crismandos no Ano da Fé, 28 de Abril de 2013).
Não posso esquecer aqueles de vós, adolescentes, que viveis em contextos de guerra, pobreza extrema, transtorno diário, abandono. Não percais a esperança! O Senhor tem um grande sonho a realizar juntamente convosco. Os amigos da vossa idade, que vivem em condições menos dramáticas do que as vossas, lembram-se de vós e comprometem-se por que a paz e a justiça possam pertencer a todos. Não acrediteis nas palavras de ódio e terror que se repetem com frequência; pelo contrário, construí novas amizades. Oferecei o vosso tempo, preocupai-vos sempre por quem vos pede ajuda. Sede corajosos, contra a corrente; sede amigos de Jesus, que é o Príncipe da paz (cf. Is 9, 6): «tudo n’Ele fala de misericórdia. N’Ele, nada há que seja desprovido de compaixão» (Misericordiae Vultus, 8).
Sei que nem todos vós podereis vir a Roma, mas o Jubileu é verdadeiramente para todos e será celebrado também nas vossas Igrejas locais. Estais todos convidados para este momento de alegria! Não prepareis apenas as mochilas e os dísticos; preparai sobretudo o vosso coração e a vossa mente. Meditai bem nos desejos que confiareis a Jesus no sacramento da Reconciliação e na Eucaristia, que celebraremos juntos. Quando passardes pela Porta Santa, lembrai-vos de que vos comprometeis a tornar santa a vossa vida, a alimentar-vos do Evangelho e da Eucaristia, que são a Palavra e o Pão da vida, para poderdes construir um mundo mais justo e fraterno.
Que o Senhor abençoe cada um dos vossos passos para a Porta Santa. Sobre vós imploro o Espírito Santo, para que vos guie e ilumine. Que a Virgem Maria, que é Mãe de todos, seja para vós, para as vossas famílias e para todos aqueles que vos ajudam a crescer em bondade e graça, uma verdadeira Porta da Misericórdia.

Vaticano, na solenidade da Epifania do Senhor, 6 de Janeiro de 2016.
FRANCISCO



TEMARCC2016_paracriancas_VERTICAL.png



Sugestões para o encontro com adolescentes celebrando
o Jubileu da Misericórdia

SUGESTÃO DE PROGRAMAÇÃO:
1º dia:
7h30 - Acolhida / crachás / Café da manhã
8h30 - Oração inicial e Louvor
9h - 1ª pregação
9h30 - Dinâmica
10h - Início da Gincana (Divisão das equipes e criação do lema e “grito de guerra”)
10h30 - Intervalo
10h50 - 2ª pregação
11h20 - Dinâmica
11h50 - 3ª pregação
12h20 - Dinâmica
12h50 - Almoço
14h20 - Louvor
14h30 - 4ª pregação
15h - Terço da Misericórdia
15h30 - Dinâmica
16h - Intervalo
16h20 - Gincana
17h20 - Banho
18h - Oração do Terço de Nossa Senhora
18h30 - 5ª pregação
19h - Dinâmica
19h30 - Jantar
20h30 - Sarau (apresentações de dança, poesia, leitura de livros, música e também outras formas de arte como pintura e teatro. Pode-se sugerir e incentivar, antes do encontro, que eles tragam uma apresentação relacionada com o tema: Crescer misericordiosos como o Pai).
22h - Lanche / Recolhimento

2º dia
7h20 - Café da Manhã
8h - Oração Inicial e louvor
8h30 - 6ª pregação
9h - Dinâmica
9h30h - 7ª pregação
10h - Dinâmica
10h30 - Intervalo
10h50h - Gincana
12h30 - Almoço
14h - Louvor
14h20 - Pregação e Oração de Salomão
15h - Terço da Misericórdia
15h30 - Intervalo
16h - Missa
SUGESTÃO DE ORAÇÕES:
Terço de Nossa Senhora
Terço da Misericórdia
Oração de Salomão (1 Reis 3, 5-14)
Magnificat (Lucas 1, 46-55)
SUGESTÃO DE MÚSICAS:
Todo teu - Missionário Shalom
Eu quero me apaixonar por Ti - Amor e Adoração
Dança do avivamento - Diego Fernandes
O meu lugar é o Céu - Dunga
Bom demais - Banda Dominus
Ele vive e reina - Amados do Eterno
Templo Vivo - Diego Fernandes
Vem em mim orar - Amados do Eterno
Sou um mensageiro - Amados do Eterno

SUGESTÃO DE DINÂMICAS DE LOUVOR:
Louvor com bola - Um adolescente segurando uma bola diz “Senhor, eu te louvo porque és… fazer 1 (um) elogio a Deus (Bom, Amigo, Grande, Salvador, Senhor, Misericordioso, Zeloso...) e jogar a bola pra outro aleatoriamente.

Louvor com a inicial do nome - Formar duplas. Um louva a Deus pelo que Ele é com a inicial do nome do parceiro. Exemplo: João e Maria - João diz “Senhor, eu te louvo porque és Maravilhoso” e Maria diz “Senhor, eu te louvo porque és Justo”. Daí troca de dupla várias vezes.

Louvor em ordem alfabética - O Evangelizador vai falando as letras do alfabeto e eles vão louvando a Deus pelo que Ele é com aquela letra. Exemplo: A - Amor, Adorado, Abrigo / B - Bom, Bonito, Bendito / C - Caminho, Criador, Compassivo…)

PREGAÇÕES
As pregações foram inspiradas nas palavras do Papa Francisco em seu discurso (acima) e nos adolescentes da Bíblia:
  1. Deus me chama pelo nome - Samuel (1Samuel capítulos 1, 2 e 3)
  2. Construir um mundo de Paz - Jeremias (Jeremias capítulo 1)
  3. Permanecer firme na fé - Maria (Lucas 1, 38 / João 19, 25-27)
  4. Sentir alegria de ser discípulo -  João (
  5. Não perder a esperança - Daniel (Daniel
  6. Ser Corajoso, contra a corrente - Irmãos Macabeus (2 Macabeus capítulo 7)
  7. Ser amigo de Deus - Davi (1 Samuel capítulos 16 e 17)

DINÂMICAS DAS PREGAÇÕES

Deus me chama pelo nome
Materiais: • Cópias do anexo 1
• Canetas
• Tirinhas de papel
• Uma caixa
Distribuir a folha (anexo 1) e uma caneta para cada participante. Pedir que no quadrado do meio eles escrevam o primeiro nome e aquilo que eles acham ser a melhor qualidade deles. Quando todos finalizarem, dizer que a partir desse momento o sobrenome deles será a qualidade. Exemplo: Maria Simpatia, José Sinceridade, João Alegria… Pedir-lhes que escrevam o nome e a qualidade também na tirinha de papel e a depositem na caixa. Ao sinal do evangelizador, todos deverão sair pela sala e recolher “autógrafos” dos demais participantes, lembrando que deverão escrever o nome e o “novo sobrenome”.  Quando todos os quadrados da cartela forem preenchidos, os participantes deverão retornar aos seus lugares. Quando todas as cartelas estiverem preenchidas (com apenas um nome em cada quadrado) o evangelizador inicia a chamada dos nomes que foram depositados na caixa. Ao ouvir o nome e sobrenome e este constar na sua cartela, o participante deverá riscar o referido quadrado. Vence o que completar a cartela primeiro.

Construir um mundo de paz
Materiais: • Folhas de papel grande para forrar a parede;
• Tinta, canetinhas, lápis de cor e outros materiais que se deseje utilizar na montagem;
• Cola ou fita adesiva.
O grupo faz um painel de papel para desenhar.  Tudo o que se tem a fazer é representar, cada um a seu jeito, o que entende por “Construir a Paz”. Cada participante começa trabalhando num pedaço do mural e, depois, todos podem interagir e completar os desenhos feitos por todos. Ao final, cada um pode completar o desenho com uma frase sobre o que acha necessário fazer para atingir a paz.
Outro ponto importante desta atividade é o próprio resultado. Como as pessoas enxergam a questão da paz? Quais foram os elementos que mais apareceram? O que falta na nossa vida pessoal e coletiva para atingir essa paz?
Permanecer firme na fé
Hebreus 11, 1
Materiais: • 1 corda
• Giz
Fazer 2 círculos no chão e escrever no meio deles: “Salvos”. Divida 2 equipes (pode ser duplas), cada uma fica de frente pra outra segurando a extremidade de uma corda bem esticada, com o pé direito dentro do círculo. Dado o sinal um grupo tenta puxar a equipe adversária com a corda até que todos tirem o pé do círculo. Vence quem conseguir primeiro.
Não precisamos da fé para crer no que vemos; pelo contrário, estar vendo dispensa a fé. Precisamos dela justamente antes que as coisas aconteçam para manter a esperança. O mundo tenta nos distrair da vontade de Deus e tirar-nos do círculo dos salvos. É preciso esforço e coragem para nos mantermos firmes na fé. Se vencidos, poderemos sempre retornar. Coragem, Jesus venceu o mundo!

Sentir a alegria de ser discípulo
Sou mídia de Deus
Separar os participantes em 4 grupos. Ser discípulo de Jesus é anunciá-Lo  não só com palavras, mas com atitudes (testemunho) “A ALEGRIA DE SER DISCÍPULO” é o tema que iremos produzir. Vamos fazer 4 apresentações com o mesmo título, mas de maneiras diferentes:
Grupo 1: irá apresentar o tema como um Filme (cinema)
Grupo 2: irá apresentar como uma Rede social
Grupo 3: irá apresentar como Telejornal
Grupo 4: irá apresentar como Programa de rádio
Cada grupo terá 30 minutos para preparar a apresentação que deve ser de aproximadamente 5 minutos. As apresentações serão à noite, no sarau.

Não perder a esperança
Pedir que os participantes pensem em uma posição bem desconfortável pra eles fazerem naquele momento, mas só farão quando for pedido. Ao sinal, todos devem fazer a sua posição e ficar em silêncio. Diga que eles ficarão por 10 segundos, mas conte 20 ou 30. Passado esse tempo, eles podem voltar à posição normal. Partilhe com eles o que sentiram, o que pensaram…
Em alguns momentos da nossa vida, Deus nos pede para esperar. Apesar de ser um momento desconfortável, como a posição em que cada um estava, é um momento de grande aprendizagem e crescimento. E pode até parecer uma eternidade, mas o tempo de Deus é o certo, é o perfeito. Falamos que vocês ficariam 10 segundos, porém, ficaram 20/30 segundos. Isso para mostrar que o tempo de Deus é diferente do nosso, 1 ano aqui na terra pode ser 100 no céu, ou o contrário, nunca se sabe! Então, mesmo nos tempos de espera, busque mais de Deus, dê algo novo pra Ele, que Ele te dará algo novo também!

Ser Corajoso, contra a corrente
Materiais: • Folhas de papel sulfite/ofício A4
• Canetas
• Envelopes de carta
• Uma caixa
Pedir que escrevam uma carta para Deus dizendo quais as áreas em que precisam “ser corajosos no amor prático e desinteressado”, como pediu o Papa Francisco. Exemplos: "Senhor, eu preciso ter coragem pra tomar a decisão de ajudar aquela pessoa que fala mal de mim, pra isso eu peço que... Eu preciso ter coragem de não me vingar quando alguém me faz algum mal..." Podem ser coisas pequenas ou grandes, mas eles podem escrever o que quiserem! Colocar no envelope e escrever na frente do envelope o nome e endereço deles próprios e depois colocar na caixa. Esses envelopes ficam com a equipe e alguns meses após o encontro são enviados pelo Correio para que eles recordem o seu compromisso.
Deus lê nossas cartas e nos ouve! Não estamos apenas escrevendo coisas num papel, estamos escrevendo PARA DEUS! Ele é nosso amigo, podemos escrever cartas para Ele como um grande amigo, não precisa ser aquela coisa formal como se estivéssemos escrevendo para prefeitura!

Ser amigo de Jesus
João 15,14-15
O evangelizador comanda a brincadeira com o seguinte diálogo antes de cada tarefa:
- De Jesus eu sou…
- Amigo
- Amigo eu sou…
- De Jesus
- Farão tudo o que Jesus mandar?
- Faremos
- Jesus mandou…
Sugestão de tarefas:
• Dar um abraço em 3 irmãos
• Trazer algo que Deus criou
• Achar um versículo na Bíblia
• Trazer um terço
• Achar a lista das obras de misericórdia corporais (pequeno cartaz colado em algum lugar previamente)
• Achar a lista das obras de misericórdia espirituais (pequeno cartaz colado em algum lugar previamente)


SUGESTÃO DE DESAFIOS DA GINCANA:

Gincana das Obras de Misericórdia-Obras de misericórdia - "São atos de caridade pelos quais socorremos o próximo nas suas necessidades corporais e espirituais". CIC (Catecismo da Igreja Católica) 2447

As equipes percorrerão dois circuito com atividades referentes às obras de misericórdia. Os evangelizadores marcarão o tempo de cada equipe com um cronômetro. É importante falar sobre cada obra de misericórdia antes do início da gincana para que eles entendam o que estão fazendo. Ganha a equipe que conseguir completar o circuito em menos tempo.

OBRAS CORPORAIS
Dar de comer a quem tem fome– Fazer um bocão com E.V.A (pode ser um cesto, uma garrafa PET...) e as participantes deverão acertar dentro dele alimentos que podem ser feitos com tampinhas de garrafa, bolinhas de desodorante rolon, tampinhas de amaciante…

Dar de beber a quem tem sede– Fazer um círculo grande, um dos participantes terá um copo com água, os outros terão um copo vazio. O participante com a água vai até o participante que está à sua frente e derrama a água no copo dele, este fará o mesmo e assim sucessivamente até chegar ao último participante, que beberá a água. O ato de ir até o participante da frente, esticar o braço lembra que devemos sair do nosso comodismo para realizar a vontade de Deus, seria mais fácil se fosse passando a água pro participante que está ao lado, mas nem sempre é fácil ajudar o irmão.

Dar moradia aos desabrigados– Faça um quadrado no chão e, dependendo da quantidade de participantes, 3 ou 4 fazem uma casa juntando as mãos acima da cabeça (formando um telhado, que fique uma casinha pequena, mas que caibam os outros), os demais membros da equipe entram todos na casa sem deixar nenhum pedacinho do corpo pra fora.

Vestir os maltrapilhos– Cada participante deverá trocar uma peça de roupa ou de calçado com outro participante. É bom combinar antes, por exemplo, os meninos trocando de camiseta e as meninas de sapato/sandália… Não devemos doar somente o que sobra, mas às vezes precisamos tirar do que temos para ajudar o irmão que tem menos que nós.

Visitar os doentes– fazer 7 curativos (com gases e esparadrapo ou de E.V.A). Os participantes deverão pegar de 1 em 1 e colocar em outro participante (ou em 7 outros participantes) que estará a uma certa distância.

Visitar os prisioneiros (No caso de crianças e adolescentes não é possível e nem adequado a visita deles à prisões, mas podemos incentivá-los a visitar orfanatos e asilos, por exemplo) – Fazer um boliche com 6 garrafas PET e nelas escrito: Preconceito, solidão, desamor, discriminação, tristeza e desesperança. O participante terá que jogar a bola até fazer “strike” (derrubar todas as bolas de uma só vez)

Sepultar os mortos– Fazer um “escultura humana”: um participante deita no chão (o morto), os outras o cobrem com as mãos entrelaçadas (o túmulo) e um participante acima da cabeça faz uma cruz com os braços (o crucifixo).


OBRAS ESPIRITUAIS
Ensinar os que não sabem - Brincar de Jesus mandou, daí pode combinar antes para que as 2 equipes façam a mesma coisa, por exemplo: Jesus mandou eu lhe ensinar a rezar o Pai Nosso, Jesus mandou eu lhe ensinar a perdoar (daí abraça 2 irmãos), Jesus mandou eu lhe ensinar...

Dar bons conselhos aos que necessitam– fazer como um labirinto com cadeiras ou garrafas PET e um participante “aconselha” outro que estará com os olhos vendados (à direita, pra frente, um passo pra esquerda...) até chegar do outro lado.

Corrigir os que erram– O participante deverá passar com uma bola por obstáculos (pode ser em zigzag entre garrafas pet), quando errar deverá voltar e começar tudo de novo. Os outros vão ajudando a fazer certo.

Perdoar as injustiças– Pular corda cantando:
“Quem é cristão e quer perdoar
Entrar na vida eterna
E no Céu morar
Pula a ofensa
Pula a mágoa
Dá um grande pulo e vai ao encontro do irmão”
Saindo da corda dá um abraço em alguém.

Aliviar o sofrimento dos aflitos– Deverá sentar numa cadeira com uma almofada no colo e outro participante virá e deitará a cabeça na almofada.

Rezar pelos vivos e pelos mortos– Um evangelizador irá brincar com toda a equipe de “vivo/morto”. A equipe deve conseguir ficar pelo menos 2 minutos brincando ser errar, quando um errar rezar a Ave Maria e vão todos para a próxima brincadeira.

Suportar com paciência as fraquezas dos outros– 2 participantes fazem uma “cadeirinha” com os braços e levam outra participante por um espaço determinado antecipadamente.
----------------------------------------------

Quebrando a cabeça - Colocar peças de um quebra cabeça dentro de bexigas nas cores das equipes. Exemplo: Nas bexigas azuis as peças do quebra cabeça da equipe azul. Nas bexigas verdes as peças da equipe verde (os participantes estouram apenas as bexigas da cor da sua equipe). Esse quebra cabeça deverá ter poucas peças para a dinâmica não demorar demais (no máximo 50 peças)..
Passa bolinha - Deixar um balde com água a uma certa distância de mesas onde cada equipe irá realizar o desafio. Cada equipe terá sua mesa com 7 copos vazios em fila e no 1º deles uma bolinha de pingue pongue ou de desodorante rolon. Ao sinal, um dos membros da equipe enche um copo com a água do balde, corre até a mesa, enche o 1º copo e sopra a bolinha para que caia no 2º copo; corre de volta à linha de saída onde outro membro da equipe vai encher o copo com a água do balde, correr até a mesa, encher o 2º copo e soprar a bolinha para que caia no 3º copo e assim sucessivamente até conseguirem levar a bolinha até o último copo. Ganha a equipe que terminar primeiro.

Bexiga d´água - Faça duas fileiras, dois participantes de cada equipe ficarão de frente um para o outro, um deles com uma bexiga cheia de água. Ao sinal, todas as equipes jogam a bexiga pro seu parceiro que está à frente e esse deve segurá-la sem deixar estourar, caso isso aconteça, a equipe é eliminada. A um novo sinal, todos dão um passo para trás e jogam a bexiga de volta pro parceiro, ficando mais distantes. Continua até restar somente uma dupla.   

Jogo dos sentidos - Um membro de cada equipe é escolhido para adivinhar objetos com o tato, o olfato, a audição e o paladar. Pode ser também um membro para cada um dos sentidos. Escolha objetos para serem tocados, cheirados, ouvidos e saboreados para que eles descubram o que é em no máximo 20 segundos. Ganha a equipe que conseguir mais acertos.

Girando em torno de si mesmo - Material: um cabo de vassoura para cada equipe.
Um membro da equipe vai segurar o cabo com a testa apoiada nele. Ao sinal e obedecendo à contagem, todos irão dar voltas em torno do cabo sem tirar a testa dele e sem deixar que ele saia do lugar. O evangelizador conta 15 segundos  e dá outro sinal para que todos saiam correndo rumo ao um alvo/linha de chegada. Se o participante cair, a equipe é eliminada. Ganham pontos as equipes que chegarem ao alvo ou a equipe que for mais longe.

Basketbalde - Material: um pano, um balde ou outro recipiente e uma bola para cada equipe.
Participam desta brincadeira três adolescentes. Dois deles deverão segurar um pano quase esticado, um em cada ponta e, sobre o pano, deverá estar uma bola. Enquanto isso, o outro participante estará segurando um recipiente, onde a bola caiba. Os dois que seguram o pano deverão usá-lo como uma alavanca para arremessar a bola na direção daquele que segura o recipiente. Ele tentará pegá-la com o balde, de forma a marcar uma “cesta”. Ganha a equipe que conseguir arremessar a bola mais vezes dentro do recipiente.

Há muitas outras atividades e desafios que podem ser incluídos na gincana, aqui são somente algumas sugestões.

Consultas:
Bíblia Ave Maria
YOUCAT - Editora Paulus
Catecismo da Igreja Católica - Editora Vozes

GOI Querigma da Misericórdia: Fé e Conversão

$
0
0
Responsáveis: Daniela Lopes / Graziela- Uberlândia/MG


Acolhida: Receber as crianças com alegria e muita animação. Cantar e em seguida fazer uma oração de entrega. Pode ser rezado uma dezeninha do terço utilizando um flanelógrafo.
Louvor: Deus é mesmo muito bom pra nós. Nos deu um mundo maravilhoso para vivermos. Nos deu uma família e amigos fantásticos. Vamos louvar e agradecer a Ele por todas as coisas e especialmente pelo que Ele é pra nós. (pode levar uma imagem de Deus pai com uma criança e de Jesus pastor. Cada criança deverá louvar a Deus por sua criação e a Jesus pelo que Ele é pra ela...EX: Deus paizinho te louvo por que criaste minha família...vJesus te louvo porque és meu pastor, meu salvador...)

Efusão: (preparar 1 garrafinha com vinagre. Tampá-la com um balão contendo bicarbonato... fazer a dinâmica e na hora certa balançar o balão para que o bicarbonato caia no vinagre). Olha essa garrafinha aqui crianças. O que estão vendo? Um balão. O balão está cheio ou murcho? Esse balão murcho representa cada um de nós quando acordamos e começamos a reclamar de tudo. Parece que nada está bom. Criança que reclama demais e é triste com a vida é uma criança bola murcha. Mas a criança que acorda, clama o Espírito Santo de Deus (ir mexendo o balão para que ele encha) é diferente...opa o que está acontecendo. Vem Espírito de Deus...nossa a criança que clama o Espírito de Deus, que louva ela é diferente, ela é bola cheia... Vocês querem ser bola cheia ou bola murcha? Então vamos pedir que o Espírito de Deus nos faça diferente.... (conduzir a efusão)


†Fé e conversão

Reflexão para o pregador - Quem crê na misericórdia passa a viver de misericórdia. Deixa o egoísmo e passa a dividir o quem com o outro. Muda de vida. Deixa a raiva, o egoísmo, a avareza, a vaidade e passa a viver o amor, o perdão e a misericórdia.
Material- Gota na frente um lixo, um menino e uma estrada. No lixo as palavras ódio, egoísmo, mentira (coisas que devemos renunciar, deixar de lado) e na estrada placas sinalizando o amor, o perdão e a misericórdia, caminho que devemos seguir.

Pregação
Hoje vamos falar de fé e conversão. Mas o que é fé? Fé é acreditar naquilo que não podemos ver. A fé é uma confiança simples que dispensa provas e sinais espetaculares. É a certeza de que Deus está no comando de todas as coisas. Ter fé é acreditar nesse Deus de amor que criou todas as coisas com muito amor. É acreditar que Jesus nos libertou de todo pecado e nos ama com amor incondicional. É crer que Deus tem um plano de amor pra nossas vidas mesmo que pareça o contrário. As vezes estamos tristes porque algo ruim aconteceu, mas nossa fé nos faz acreditar que algo bom vai acontecer em beneficio do nosso choro. As vezes não percebemos a grandeza das coisas nos momentos difíceis, mas nessa hora é que precisamos ter fé e acreditar que vai melhorar pois é Deus quem está no controle e Ele é o Deus da vida. Ele nos quer feliz.
E o que é conversão? Conversão é mudança. Mudança de vida, de direção. É mudança na nossa história. Conversão é escolher o bem ao invés do mal. Quando cremos em um Deus de amor e misericordioso precisamos ser imitadores dele. Então somos chamados a renunciar tudo que não vem de Deus e seguirmos seus passos. Somos chamados a pegar todo o pecado e jogar fora. É como se tivesse um grande lixo e nós lançássemos tudo lá. A mentira, a raiva, a desobediência, as magoas, a falta de perdão, o ódio..E partíssemos para o caminho do bem buscando viver na verdade e na misericórdia com o irmão.
Ter uma fé viva e expectante é o que nós precisamos. Ter essa fé é acreditar que Jesus vem recolher nosso lixo, nossas misérias e levar para bem longe. Não apenas isso, mas Ele nos mostrará o caminho que devemos seguir. Seu caminho pode não ser o mais largo ou mais fácil mas com certeza é o que nos levará ao céu.
Vamos pedir nessa noite que Jesus aumente em nós a fé e que nos ajude a enxergar o caminho certo e a fazer o bem. Amém?






Atividade: Colorir o Jesus com a criança e escrever no lixo tudo o que é preciso lançar fora da sua vida.


Como fazer um Grupo de Oração Infantil

$
0
0
Estou postando uma ideia de como é um GOI pra vocês se orientarem na hora de fazer no seu Grupo de Oração. Lembro que é indispensável que nós oremos pedindo a direção ao Espírito Santo sobre o que e como conduzir o GOI. Outra observação importante é que o grupo é das crianças, elas devem cantar, rezar, pregar... Nós só vamos ajudar a conduzir. O que não pode faltar no GOI é o CICLO CARISMÁTICO e  a PALAVRA DE DEUS, caso contrário não é GOI (é evangelização infantil, mas não é Grupo de Oração). Sempre peçam a ajuda das crianças pra acolher as outras, pra fazer as orações, a pregação, as atividades... A CRIANÇA É PROTAGONISTA DO GOI, nós somos coadjuvantes! As crianças não podem ser coadjuvantes e muito menos expectadoras.  



SUGESTÃO DE ROTEIRO DO GRUPO DE ORAÇÃO INFANTIL (GOI)


ACOLHIDA: Acolha as crianças com muito amor e alegria! Abrace as crianças, pode ser que esse seja o único abraço que ela receba na semana!


ORAÇÃO INICIAL: Reze com as crianças uma dezena do terço ou o terço querigmático ou a Coroinha do Menino Jesus


ANIMAÇÃO: Cante duas ou três músicas de louvor (músicas infantis pequenas, animadas com gestos) e finalize com uma música de interiorização. Entre as músicas fazer pequenos comentários ou dinâmicas relacionadas ao tema do dia.


ORAÇÃO: (CICLO CARISMÁTICO):
1º) Louvar a Deus pelo que Ele é e por Sua obra (lembre-se louvar não é só agradecer, é elogiar).


2º) Pedir que Jesus nos batize com o Espírito Santo (aqui podemos deixar as crianças orar em línguas)


3º) Silêncio para ouvir a voz de Deus


4º) Exercício dos carismas e profecias (peça que as crianças falem o que elas estão sentindo ou o que veio à mente delas naquele momento)


5º) Resposta ao Senhor (louvar e agradecer pelo que Ele falou).


PALAVRA: Use fantoches, bonecas, material de E.V.A., luvas, teatro...



ORAÇÃO CONTEMPLATIVA: Leve uma  imagem  para as crianças contemplarem (o que elas estão vendo, o que sentem, o que querem falar, o que ouvem)


BRINCADEIRAS E ATIVIDADES DE FIXAÇÃO: Aqui é a hora de fazer com as crianças oficinas de brinquedo, desenho, teatro, dedoches, etc... É interessante fazer algo que eles levem pra casa pra evangelizarem outras crianças e também a família.


TESTEMUNHOS: Sugerimos orientar em três partes o testemunho para ficar mais clara a compreensão:
- como eu era antes de Cristo;
- como Jesus interveio, o fato em si; e
- como eu fiquei depois de Cristo.


ANIVERSARIANTES DA SEMANA:  Se houver, o dom da vida deve ser celebrado com muita alegria, gratidão e simplicidade.


ORAÇÃO FINAL:
- Oração de agradecimento através de gestos e palavras;
- Oração de intercessão por pessoas e pela missão;
- Oração de petição com imposição de mãos; e
- Oração rezada como Pai Nosso, Anjo da Guarda, Salve Rainha, etc.



GOI Querigma da Misericórdia: Espírito Santo

$
0
0
Responsáveis: Daniela Lopes / Graziela - Uberlândia/MG

Acolhida: Boa noite...Que bom ver vocês. Feliz Páscoa. 
Partilhar e acolher. Cantar uma canção da santíssima trindade e uma bem animada pra começar. Em seguida cantar a música o telefone de Deus e em seguida convida-los a falar com Jesus. Jesus é tão próximo de nós e Ele, assim como nós, passou por tantas coisas na infância... Quando ele tinha um aninho como foi? O que ele fez? E nós? Alguém se lembra? (trabalhar a Coroinha do Menino Jesus e ir orando por cura em todas as idades).

Louvor: Como Deus é bom. Como é maravilhoso. Temos muitas coisas boas pra louvar o Senhor, sim ou não? Em cada idade muita coisa boa aconteceu, não foi? (Cada criança deve agradecer por algo de bom que já aconteceu com elas durante uma fase da vida. Em seguida louvar pelo que Jesus é pra ela.


†Espírito Santo

Reflexão para o pregador - O Espírito Santo é o sopro de Deus que conduz os passos daqueles que creem e os ajuda a contemplar o rosto da misericórdia e a sermos imitadores desse amor. É o Espírito Santo que nos guia, nos conduz, nos impulsiona, nos alerta, nos revela a face da misericórdia.


Material – Gota na frente uma criança caminhando em direção ao Santíssimo sacramento. Em cima dela uma pomba que representa o Espírito Santo.

Pregação
Boa noite crianças! Hoje eu vim falar para vocês sobre o semáforo! Vocês sabem o que é isso? Ah, o semáforo é um sinal de trânsito que serve para orientar, advertir e disciplinar o motorista. Ele possui três cores. Vermelho, verde e amarelo. Quando o sinal está vermelho, o que quer dizer? Que devemos parar. Se avançarmos o sinal o que acontece? Acidentes. As pessoas podem se machucar muito ou um pouco, mas elas se machucam. E o amarelo? Atenção! Calma! Reduz a velocidade.É para indicar os motoristas que já é perigoso, que precisamos ter cautela. E o verde? Siga, a pista está liberada.
Vocês sabiam que temos um semáforo dentro de nós? Quando nós fomos batizados o Espírito Santo veio morar dentro da gente, e ele funciona mais ou menos como um sinaleiro.Ele nos foi dado para nos orientar, disciplinar e corrigir para conseguirmos chegar até o céu! Como assim? Vou explicar. Quando estamos indo para o caminho errado o Espírito Santo acende a luz amarela para nos alertar e sopra no nosso ouvido: não sei não, é melhor pensar, ter cuidado, não é um bom caminho, volta. A cor é amarela para lembrar do grande amor de Deus por nós. Ele que nos criou não quer que andemos no caminho errado. Mas, somos teimosos e queremos continuar, então o Espírito Santo acende a luz vermelha, dizendo não vai por aí não. Você vai se machucar. Por aí não é bom. E mais uma vez fechamos nossos ouvidos e quando avançamos o sinal vermelho o que acontece? Pecado, pecadinho e pecadão. E o pecado machuca o nosso coração e o das pessoas que nós amamos. A pior consequência do acidente é a morte, e é isso que o pecado vai fazer em nós. Ele vai nos transformar devagarzinho nos deixando tristes, emburrados, resmungões até nos matar. A cor dessa sinalização é o vermelho para nos lembrar do sangue de Jesus, que morreu por nós para nos libertar de todo o pecado e nos garantir o céu. Por isso crianças quando o sinal ficar vermelho e você ouvir o Espirito Santo falando com você, pare e espere o verde. Verde pode seguir, é por aí o caminho do céu. É voltando atrás, é pedindo perdão, é respeitando o colega e os pais...Verde de conversão, de mudança de vida. 
O Espirito Santo é aquele que nos conduz ao melhor de Deus pra nós. Ele nos aproxima da Eucaristia, nos encoraja para a confissão, nos estimula nas praticas das obras de misericórdia. Quais são elas mesmo? (relembrar as obras de misericórdia) O Espírito Santo é o sopro de Deus que conduz os passos daqueles que creem e os ajuda a contemplar o rosto da misericórdia e a sermos imitadores desse amor. É o Espírito Santo que nos guia, nos conduz, nos impulsiona, nos alerta, nos revela a face da misericórdia.



E aí vocês querem ouvir o Espirito Santo que está dentro de vocês? Então coloque a mão no coração, feche seus olhos e repete assim....(conduzir um momento de Efusão no Espírito Santo).



Você pode adquirir a Coroinha do Menino Jesus na livraria ComDeus


Novena de Pentecostes - 2º dia

$
0
0
O ESPÍRITO SANTO É DEUS

Para todos os dias
1 - Canto (Sugestão - Pede agora o Espírito Santo - CD Um lugar bem legal - Cantinho da Criança)
2 - Oração ao Espírito Santo (abaixo)
3 - Leitura Bíblica
4 - Partilha
5 - Atividade
6 - Canto (Sugestão - Vem, Espírito Santo, vem - CD Ministério para Crianças - Tio Chico)
sobre mim - CD Pescadores Kids - Volume 2)
7 - Oração final (abaixo)


LEITURA BÍBLICA - 1 Coríntios 2, 9-12

Muitas pessoas conhecem o Espírito Santo como uma "força de Deus", ou como "luz divina ou ainda, só como "consolação" que Deus nos dá. Ele é tudo isso, mas precisamos saber que o Espírito Santo não é uma parte ou uma característica de Deus, Ele é DEUS! O Espírito Santo é a terceira pessoa da Santíssima Trindade, é Deus como o Pai e o Filho. O Espírito Santo tudo vê, tudo conhece, está em todos os lugares, está presente em todos os batizados, Ele está em mim e em você! Ele é quem nos santifica, quem nos fortalece, quem nos consola quando estamos tristes. É Ele quem nos leva a conhecer, amar e seguir os ensinamentos de Jesus. É Ele quem nos convence, nos dá a certeza de que somos salvos pelo sangue do Cordeiro sem mancha, Jesus Cristo.
Espírito Santo nos escolheu para ser Seu templo, Sua morada, vindo morar em nosso espírito, que é tão fraco. (Evangelizador, estude os parágrafos 689 e 690 do Catecismo da Igreja Católica)


DINÂMICA: Mostrar farinha e fermento para pão ou (se for possível) uma massa de pão com fermento e outra sem fermento
Perguntar: Você já viu alguém fazer pão? Quais ingredientes são necessários pra fazer pão? Normalmente a receita manda colocar o fermento na água morna, depois acrescentar açúcar, sal, óleo e, por último, a farinha de trigo e sovar bem a massa até que ela fique lisa e macia. Depois disso, manda deixar a massa descansar por um tempo e sabe o que acontece com ela? Ela cresce e fica duas vezes maior que antes! O que será que faz a massa crescer? 
Vamos ler o Evangelho de Lucas 13, 20-21.
Quando Jesus contou essa parábola Ele queria explicar para as pessoas como o Espírito Santo age na nossa vida. Nós somos como a massa de pão e o Espírito santo é como o fermento que faz o pão crescer. A massa sem fermento não cresce, não faz um pão fofinho e gostoso. Assim nós, por nossas próprias forças, não podemos mudar nossa vida, precisamos que o Espírito Santo entre em nosso coração e transforme a nossa vida, fazendo de nós pessoas boas, pessoas agradáveis.
ATIVIDADE: Faça pãezinhos em E.V.A. ou de massinha de modelar com as crianças.
------------------------------------------------------------------------------------------

ORAÇÃO AO ESPÍRITO SANTO

“Vinde, Espírito Santo!

Envia do alto do Céu teus raios de luz!

Vinde, Pai dos pobres, fonte de tudo o que é bom, luz dos corações!

Vinde, Consolador e conforto dos corações, doce hóspede da alma!

Vinde, descanso para nosso cansaço, calmante para nossos impulsos,

alívio para nossos sofrimentos!

Ó, Luz da felicidade, preencha totalmente nossos corações!

Sem a sua ajuda, nada podemos fazer, nada produzimos de bom!

Lavai nossas sujeiras, inundai nossa aridez, curai nossas feridas!

Amolecei as durezas, fortalecei nossas fraquezas, corrigi os nossos erros!

Dai a nós, vossos fieis, que confiamos em Vós, os teus 7 dons sagrados,

teus frutos e teus carismas!
Dá-nos o merecimento da virtude, o troféu da salvação”



ORAÇÃO FINAL


“Espírito Santo, amor do Pai e do Filho!
Inspirai-me sempre aquilo que devo pensar,
Aquilo que devo dizer, como devo dizê-lo,
Aquilo que devo fazer, como devo fazê-lo,
Para a glória de Deus, o bem das almas e minha própria santificação.
Espírito Santo dai-me inteligência para entender,
Capacidade de reter, método e sabedoria de aprender,
Sutileza para interpretar, graça e eficácia de falar.
Dá-me certeza no início, direção para seguir em frente e perfeição ao acabar.
Vem morar em meu coração!
Faz de mim uma criança cheia de seus dons e de seus frutos!
Quero ser seu amigo(a), fica comigo!”



Amém!

MOBILIZAÇÃO NACIONAL DE ORAÇÃO - ABRIL 2016

$
0
0
“Finalmente, dizei a Arquipo: “Vê bem o ministério que recebeste
em nome do Senhor, e desempenha-o plenamente”
Colossenses 4, 17
Finalmente, dizei a… Paula, Maria, Alex, Tiago, Bruna…


Vamos orar com a Palavra do Senhor, troque Arquipo pelo seu nome: “Arquipo, atende ao ministério que recebeste do Senhor, cumprindo-o bem”.


Escute o que o Senhor fala pra você, relembre como foi o seu chamado pra esse ministério, pergunte ao Senhor o que é necessário pra que você desempenhe bem o seu papel de evangelizador infantil, renuncie aos maus costumes, à preguiça de buscar formação, ao desânimo, às murmurações e se comprometa com o Senhor a ser um servo melhor, um servo zeloso e fiel.


MOBILIZAÇÃO NACIONAL DE ORAÇÃO


Todos que servem a Deus no Ministério para Crianças são CONVOCADOS a doar 1 hora do mês intercedendo pelo Ministério para Crianças, pelas crianças e por outras intenções que são colocadas a cada mês.


Funciona assim: Cada estado é convocado a rezar uma hora (pelo horário de Brasília) de intercessão no dia 12 de cada mês. Por exemplo: em abril o estado de Minas Gerais inicia a Mobilização à 0h do dia 12, Pará continua à 1h, Paraíba segue às 2h, Paraná às 3h, até completarmos 24 horas de intercessão. No mês seguinte o estado adiantará em uma hora a sua mobilização. Sempre pelo horário de Brasília para não acontecer de ficar horários sem ninguém rezando. Durante a intercessão anotem as moções, visualizações e Palavras que o Senhor revelar.


No dia 13 encaminhem para o seu coordenador(a) estadual ou diretamente para o e-mail: paula_generoso@yahoo.com.br, faremos um único relatório do dia da Mobilização e encaminharemos para o núcleo nacional do Ministério.


COMO REZAR:


- Intercessão profética pelas intenções
- Ato de União da Beata Elena Guerra: "Senhor Jesus, derrama o teu Espírito à minha alma: batiza-me mais uma vez no teu sangue, associa-me à tua oblação eucarística no tabernáculo e enriquece-me de graças sempre maiores, sobretudo infundi-me o dom da oração verdadeira e perseverante. Doa-me um coração novo, purificado pelo Vosso Amor, onde os afetos Vos sejam agradáveis: visita, Senhor, este meu pobre coração e transforma-o em um vaso de eleição. Corrige as minhas intenções, para que não sejam viciosas ou muito humana, e faz que as minhas ações sejam conforme à Vossa vontade. Torna-me semelhante a Vós na paciência, para que eu suporte os sofrimentos e as dificuldades junto de Vós. Faz que eu fale Senhor, agindo conforme o Vosso Espírito: que as minhas palavras Vos glorifiquem e sejam úteis ao bem espiritual do meu próximo. Entrego, enfim, a Vós, todo o meu ser, para que, mediante o Vosso Espírito, o plasme, o renove, o transforme, configurando-o plenamente a Vós".


INTENÇÕES DO MÊS DE ABRIL:


1) Pela Renovação Carismática Católica do Brasil e todos seus projetos (Veja as intenções no site da RCC Brasil)
2) Pelo Ministério para Crianças e pelas crianças de todo Brasil e do mundo
3) Para que os Projetos do Ministério para Crianças sejam implantados em todas as dioceses
4) Para que a meta de um Grupo de Oração Infantil em cada Grupo de Oração até o final de 2016 seja alcançada
5) Pelo encontro que o Papa Francisco fará com os adolescente dias 23 e 24 e por todos os encontro que serão realizados aqui no Brasil
5) Pela erradicação do mosquito causador da Dengue, Zika e Chikungunya e do vírus H1N1
6) Pela situação política, econômica e moral em nosso País.



HORÁRIOS DE CADA ESTADO NO MÊS DE ABRIL:


HORÁRIO DE BRASÍLIA
ESTADO (S)
0h às 1h
Minas Gerais
1h às 2h
Pará
2h às 3h
Paraíba
3h às 4h
Paraná
4h às 5h
Pernambuco
5h às 6h
Piauí
6h às 7h
Rio de Janeiro
7h às 8h
Rio Grande do Norte
8h às 9h
Rio Grande do Sul
9h às 10h
Rondônia e Roraima
10h às 11h
Santa Catarina
11h às 12h
São Paulo
12h às 13h
Sergipe e Tocantins
13h às 14h
Acre
14h às 15h
Alagoas
15h às 16h
Amapá
16h às 17h
Amazonas
17h às 18h
Bahia
18h às 19h
Ceará
19h às 20h
Distrito Federal
20h às 21h
Espírito Santo
21h às 22h
Goiás
22h às 23h
Maranhão
23h às 24h
Mato Grosso e Mato Grosso do Sul

* Se você NÃO PUDER fazer a mobilização no horário que seu estado está escalado, faça em outro horário que seja possível.

Que maravilha!!! Mais 3 episódios da Tia Zalita

$
0
0





Exortação Apostólica Pós-sinodal “AMORIS LAETITIA” sobre a Alegria do Amor

$
0
0

“A Alegria do Amor” (Amoris Laetitia) é o título da Exortação Apostólica pós-sinodal que o Papa Francisco assinou em 19 de março passado, Solenidade de São José, e que foi apresentada nesta sexta-feira, 8 de abril, no Vaticano.
A Exortação tem nove capítulos e a oração final à Santa Família. O documento reúne os resultados dos dois Sínodos sobre a família convocados pelo Papa Francisco em 2014 e 2015.
“À luz da Palavra”
No primeiro capítulo, o Papa indica a Palavra de Deus como uma “companheira de viagem para as famílias que estão em crise ou imersas em alguma tribulação, mostrando-lhes a meta do caminho”.
“A realidade e os desafios das famílias”
Partindo do terreno bíblico, no segundo capítulo, o Papa insiste no caráter concreto, que estabelece uma diferença substancial entre teorias de interpretação da realidade e ideologias. “Sem escutar a realidade não é possível compreender nem as exigências do presente nem os apelos do Espírito”, aponta. “Jesus propunha um ideal exigente, mas não perdia jamais a proximidade compassiva às pessoas frágeis”.
“O olhar fixo em Jesus: a vocação da família”
O terceiro capítulo é dedicado a alguns elementos essenciais do ensinamento da Igreja sobre o matrimônio e a família. Ilustra a vocação à família assim como ela foi recebida pela Igreja ao longo do tempo, sobretudo quanto ao tema da indissolubilidade, da sacramentalidade do matrimônio, da transmissão da vida e da educação dos filhos. A reflexão inclui ainda as famílias feridas e o Papa recorda aos pastores que, “por amor à verdade, estão obrigados a discernir bem as situações”, já que o grau de responsabilidade não é igual em todos os casos: “ É preciso estar atentos ao modo como as pessoas vivem e sofrem por causa da sua condição”.
“O amor no matrimônio”
O quarto capítulo trata do amor no matrimônio. O Papa faz uma reflexão acerca da «transformação do amor» ao longo do casamento. A aparência física transforma-se e a atração amorosa não desaparece, mas muda. «Não é possível prometer que teremos os mesmos sentimentos durante a vida inteira; mas podemos ter um projeto comum estável.
“O amor que se torna fecundo”
O quinto capítulo centra-se por completo na fecundidade e no caráter gerador do amor. Fala-se de gestação e adoção. A Amoris laetitia não toma em consideração a família «mononuclear», mas está consciente da família como rede de relações alargadas.
“Algumas perspectivas pastorais”
No sexto capítulo, o Papa aborda algumas vias pastorais que orientam para a edificação de famílias sólidas. Fala-se também do acompanhamento das pessoas separadas ou divorciadas e sublinha-se a importância da recente reforma dos procedimentos para o reconhecimento dos casos de nulidade matrimonial. Coloca-se em relevo o sofrimento dos filhos nas situações de conflito e conclui-se: “O divórcio é um mal”. Fala-se da situação das famílias com pessoas com tendência homossexual, insistindo na recusa de qualquer discriminação.
“Reforçar a educação dos filhos”
O sétimo capítulo é totalmente dedicado à educação dos filhos, em todos os âmbitos, inclusive sexual. É feita uma advertência em relação à expressão «sexo seguro», pois transmite «uma atitude negativa a respeito da finalidade procriadora natural da sexualidade.
“Acompanhar, discernir e integrar a fragilidade”
O capítulo oitavo é muito delicado, representa um convite à misericórdia e ao discernimento pastoral. O Papa usa aqui três verbos muito importantes: «acompanhar, discernir e integrar». O Papa escreve: «Os divorciados que vivem numa nova união, por exemplo, podem encontrar-se em situações muito diferentes, que não devem ser catalogadas ou encerradas em afirmações demasiado rígidas, sem deixar espaço para um adequado discernimento pessoal e pastoral».
O Papa afirma que «os batizados que se divorciaram e voltaram a casar civilmente devem ser mais integrados na comunidade cristã sob as diferentes formas possíveis, evitando toda a ocasião de escândalo». «A sua participação pode exprimir-se em diferentes serviços eclesiais.
Francisco profere uma afirmação extremamente importante para que se compreenda a orientação e o sentido da Exortação: «Se se tiver em conta a variedade inumerável de situações concretas (…) é compreensível que se não devia esperar do Sínodo ou desta Exortação uma nova normativa geral de tipo canônico, aplicável a todos os casos. É possível apenas um novo encorajamento a um responsável discernimento pessoal e pastoral dos casos particulares.
“Espiritualidade conjugal e familiar”
O nono capítulo é dedicado à espiritualidade conjugal e familiar. O Papa afirma: «Nenhuma família é uma realidade perfeita, mas requer um progressivo amadurecimento da sua capacidade de amar.
Nota
Como já se pode depreender a partir de um rápido exame dos seus conteúdos, a Exortação apostólica não pretende reafirmar com força o «ideal» da família, mas a sua realidade rica e complexa. Há nas suas páginas um olhar aberto, profundamente positivo, que não se nutre de abstrações ou projeções ideais, mas de uma atenção pastoral à realidade. O documento é uma leitura densa de motivos espirituais e de sabedoria prática útil a cada casal ou a pessoas que desejam construir uma família. Nota-se sobretudo que foi fruto de uma experiência concreta com pessoas que sabem a partir da experiência o que é a família e o viver juntos durante muitos anos. A Exortação fala a linguagem da experiência e da esperança.
Quirógrafo
A cópia da Exortação enviada aos bispos do mundo, foi acompanhada por um quirógrafo do Papa:
“Caro irmão,
invocando a proteção da Sagrada Família de Nazaré, tenho a alegria de te enviar a minha Exortação “Amoris laetitia” para o bem de todas as famílias e de todas as pessoas, jovens e idosas, confiadas ao teu ministério pastoral.
Unidos no Senhor Jesus, com Maria e José, peço-te que não te esqueças de rezar por mim”.
(CM/BF)
A íntegra da Exortação Apostólica que está abaixo e poderá ser baixada em seu computador, para ser lida e refletida, é a versão disponibilizada pelo Vaticano e traduzida segundo as normas ortográficas de Portugal. Certamente vocês encontrarão palavras escritas de forma diferente do Brasil, mas nada que impeça a compreensão do texto.
FONTE: RÁDIO VATICANO (Artigo de autoria dos jornalistas da Rádio Vaticano – na apresentação da Exortação Apostólica Pós-sinodal “Amoris Laetitia”)


Novena de Pentecostes - 3º dia

$
0
0
O ESPÍRITO SANTO É UMA PESSOA

Para todos os dias
1 - Canto (Sugestão - Pede agora o Espírito Santo - CD Um lugar bem legal - Cantinho da Criança)
2 - Oração ao Espírito Santo (abaixo)
3 - Leitura Bíblica
4 - Partilha
5 - Atividade
6 - Canto (Sugestão - Vem, Espírito Santo, vem - CD Ministério para Crianças - Tio Chico)
7 - Oração final (abaixo)


LEITURA BÍBLICA - Atos 13, 1-4

Como já vimos, Deus é sempre um mistério. E, das 3 pessoas, o Espírito Santo parece ser a mais misteriosa de todas. O Espírito Santo é terceira pessoa da Santíssima Trindade, mas Ele é uma pessoa diferente, Ele não tem um rosto. Quando falamos de Deus Pai imaginamos Ele de um jeito, como vocês acham que o Pai é? Quando falamos de Jesus também imaginamos Ele de um jeito, como vocês imaginam que Jesus é? Mas o Espírito Santo é diferente, para falar Dele, a Bíblia usa alguns símbolos, como: água, unção, fogo, nuvem, luz, selo, mão, dedo e pomba (Catecismo da Igreja Católica 694 a 701). Ele FALA conosco (At 1, 16), ORA conosco (Rm 8, 26-27), nos ENSINA (Jo 16, 26), OPERA MILAGRES (At 2, 4), nos GUIA (Rm 8,14) e mais outras coisas que nos mostra o que Ele faz. Já que o Espírito Santo é uma pessoa, precisamos aprender a nos relacionar com Ele como uma pessoa, como nosso amigo. Todos os dias podemos conversar com Ele, pedir pra Ele nos orientar, nos ensinar, nos consolar...

ATIVIDADE:
Colorir e passar cola com glitter na linhas



------------------------------------------------------------------------------------------

ORAÇÃO AO ESPÍRITO SANTO

“Vinde, Espírito Santo!

Envia do alto do Céu teus raios de luz!

Vinde, Pai dos pobres, fonte de tudo o que é bom, luz dos corações!

Vinde, Consolador e conforto dos corações, doce hóspede da alma!

Vinde, descanso para nosso cansaço, calmante para nossos impulsos,

alívio para nossos sofrimentos!

Ó, Luz da felicidade, preencha totalmente nossos corações!

Sem a sua ajuda, nada podemos fazer, nada produzimos de bom!

Lavai nossas sujeiras, inundai nossa aridez, curai nossas feridas!

Amolecei as durezas, fortalecei nossas fraquezas, corrigi os nossos erros!

Dai a nós, vossos fieis, que confiamos em Vós, os teus 7 dons sagrados,

teus frutos e teus carismas!
Dá-nos o merecimento da virtude, o troféu da salvação”



ORAÇÃO FINAL


“Espírito Santo, amor do Pai e do Filho!
Inspirai-me sempre aquilo que devo pensar,
Aquilo que devo dizer, como devo dizê-lo,
Aquilo que devo fazer, como devo fazê-lo,
Para a glória de Deus, o bem das almas e minha própria santificação.
Espírito Santo dai-me inteligência para entender,
Capacidade de reter, método e sabedoria de aprender,
Sutileza para interpretar, graça e eficácia de falar.
Dá-me certeza no início, direção para seguir em frente e perfeição ao acabar.
Vem morar em meu coração!
Faz de mim uma criança cheia de seus dons e de seus frutos!
Quero ser seu amigo(a), fica comigo!”




Amém!

Pronta a 3ª apostila

$
0
0

Essa eu preparei com ATIVIDADES: palavras cruzadas, labirinto, caça palavras, desenhos para colorir, jogo da memória, orações ilustradas, mistérios do terço ilustrados, marca páginas, cartão com Consagração, tudo sobre NOSSA SENHORA. Tem até uma boneca de papel para trocar a roupa da Virgem Maria (tem N. Sra. das Graças, de Lourdes, de Guadalupe...)



Novena de Pentecostes - 4º dia

$
0
0
O ESPÍRITO DA PROMESSA NO ANTIGO TESTAMENTO

Para todos os dias
1 - Canto (Sugestão - Pede agora o Espírito Santo - CD Um lugar bem legal - Cantinho da Criança)
2 - Oração ao Espírito Santo (abaixo)
3 - Leitura Bíblica
4 - Partilha
5 - Atividade
6 - Canto (Sugestão - Vem, Espírito Santo, vem - CD Ministério para Crianças - Tio Chico)
7 - Oração final (abaixo)


LEITURA BÍBLICA - Ezequiel 36, 24-28

O Espírito Santo é a 3ª pessoa da Santíssima Trindade e por isso sempre existiu junto com o Pai e o Filho. Ele pairava sobre as águas antes da criação do mundo. E durante toda a história do povo de Deus Ele operava através de algumas pessoas e só por um determinado tempo. O Pai prometeu enviar seu Espírito sobre nós e depois da ressurreição e ascensão de Jesus ao Céu a presença e o operar do Espírito Santo seria diferente: Ele viria sobre todos os que fossem batizados e permaneceria em nós.

O Espírito Santo é quem transforma o nosso coração de pedra em um coração de carne!

ATIVIDADE:



Faça ou imprima 2 corações (um de pedra e um de carne), escreva/imprima as palavras: paz, amor, humildade, bondade, perdão, paciência, obediência, fé, alegria, fidelidade, amizade, honestidade... E também: inveja, rancor, orgulho, brigas, palavrões, xingamentos, tristeza, ódio, vingança, mentira...
Recorte as palavras, misture e entregue para as crianças e peça que elas colem a palavra no coração que elas acham que pertence.

------------------------------------------------------------------------------------------

ORAÇÃO AO ESPÍRITO SANTO

“Vinde, Espírito Santo!

Envia do alto do Céu teus raios de luz!

Vinde, Pai dos pobres, fonte de tudo o que é bom, luz dos corações!

Vinde, Consolador e conforto dos corações, doce hóspede da alma!

Vinde, descanso para nosso cansaço, calmante para nossos impulsos,

alívio para nossos sofrimentos!

Ó, Luz da felicidade, preencha totalmente nossos corações!

Sem a sua ajuda, nada podemos fazer, nada produzimos de bom!

Lavai nossas sujeiras, inundai nossa aridez, curai nossas feridas!

Amolecei as durezas, fortalecei nossas fraquezas, corrigi os nossos erros!

Dai a nós, vossos fieis, que confiamos em Vós, os teus 7 dons sagrados,

teus frutos e teus carismas!
Dá-nos o merecimento da virtude, o troféu da salvação”



ORAÇÃO FINAL


“Espírito Santo, amor do Pai e do Filho!
Inspirai-me sempre aquilo que devo pensar,
Aquilo que devo dizer, como devo dizê-lo,
Aquilo que devo fazer, como devo fazê-lo,
Para a glória de Deus, o bem das almas e minha própria santificação.
Espírito Santo dai-me inteligência para entender,
Capacidade de reter, método e sabedoria de aprender,
Sutileza para interpretar, graça e eficácia de falar.
Dá-me certeza no início, direção para seguir em frente e perfeição ao acabar.
Vem morar em meu coração!
Faz de mim uma criança cheia de seus dons e de seus frutos!
Quero ser seu amigo(a), fica comigo!”
Amém!




Criança é Futuro?

$
0
0
FONTE: RCC Brasil

Uma das formas mais cruéis de desprezar um ser humano é ignorar sua presença. Como sofrem nossos pequeninos quando se referem a eles como alguém que vai existir e para serem aceitos imprimem como exigência que se comportarem como adultos. É gritante ver crianças cantando músicas que nem sequer sabem o sentido de suas letras. É gritante ver miniadultos vestidos com sensualidade que nem lhe são peculiar. É gritante pais cristãos corrigirem seus filhos dizendo “você parece criança”, como se “ser criança” fosse algo ruim, errado.
Uma coisa é certa, para se conseguir que uma criança fique sentadinha e quietinha por duas horas no Grupo de Oração adulto é preciso matar sua infância. Deus não programou a criança para ser quietinha, no projeto de Deus a infância é alegre, dinâmica, inquieta, expressiva, inocente. “E Jesus crescia em estatura, graça e sabedoria diante de Deus e dos homens”. A atitude dos adultos devem também proporcionar isto na vida de suas crianças.
altVolto à pergunta: Criança é futuro? Na verdade, Jesus fez o caminho inverso, ao invés de dizer às crianças “Vocês são futuro”, Ele diz aos adultos “sejam como a criança”. Para Deus, a infância é um momento privilegiado em que se forma o caráter, a personalidade. Seremos adultos mais ou menos maduros, íntegros, conforme a infância que vivemos.
Ninguém se comunica com a criança sem se remeter à própria infância. Quando um adulto diz à criança “para quieto, menino”, na verdade, está dizendo: “olha o que fizeram comigo quando eu tinha a sua idade”.
 O Ministério para Criança trabalha as crianças e a criança de cada um. Neste sentido, quando um Movimento, uma instituição, uma família, uma grupo, acolhe a criança, na verdade, acolhe a história de cada um. Isto diz de maturidade, de aceitação, de esperança, pois, quando uma criança pega uma sucata, lixo dos adultos e transforma em um brinquedo para evangelizar, está dizendo: “este mundo tem jeito”.
Por que evangelizar os pequeninos?
alt1 - Para cumprir a Palavra de Deus: “Deixai vir a mim as criancinhas, não as impeçais, pois delas é o Reino dos céus” (Mt 19,14); “O perfeito louvor vos é dado pela boca dos pequeninos” (Sl 8,2); “Ensina à criança o caminho que ela deve seguir e mesmo quando velha jamais se desviará dele” (Pv 22,6); Desde a infância conheces a Sagrada Escrituras (II Tm 3,15).
2 - Para estar em comunhão com nossa Igreja: A educação da consciência é uma tarefa de toda a vida. Desde os primeiros anos alerta a criança para o conhecimento e a prática da lei interior reconhecida pela consciência moral. Uma educação prudente ensina a virtude,preserva ou cura do medo, do egoísmo e do orgulho, dos sentimentos de culpabilidade e dos movimentos de complacência, nascidos da fraqueza e das faltas humanas. A educação da consciência garante a liberdade e gera paz no coração(Catecismo Igreja Católica, parágrafo 1784);
Chego a um ponto importante desta minha carta: é a vossa oração que desejo confiar os problemas da vossa família e de todas as famílias do mundo. E não só isto: tenho ainda outras intenções a recomendar-vos. O Papa conta muito com vossas orações. Devemos rezar juntos e muito para que a humanidade se torne cada vez mais a família de Deus, e possa viver a paz (Documento 138 Carta do Papa para as Crianças, p. 12);
A infância, hoje em dia, deve ser destinatária de uma ação prioritária da Igreja, da família e das instituições do Estado tanto pelaspossibilidades que oferece como pela vulnerabilidade a que se encontra exposta. As crianças são dons e sinais da presença de Deus em nosso mundo por sua capacidadede aceitar com singeliza a mensagem do Evangelho. Jesus as acolhe com especial ternura (Mt 19,14) e  apresentou a capacidade que elas têem para acolher o Evangelho como modelos para entrar no  Reino de Deus (Mt 18,3)(Documento de Aparecida, parágrafo 438).
alt3 - Para uma mudança social: O surgimento de novos hábitos numa cultura se trabalharmos com adultos demora uma geração (40 anos) introduzido na infância os novos hábitos fixam na cultura em 8 anos.
4 - Pelo poder de atração da criança: A criança exerce o poder de atrair para si a atenção. Quando algo acontece a uma criança, ou através da criança, é destaque e gera maior reflexão. Em novelas de TV, a presença da criança é obrigatória pelo aumento da audiência que ela representa.
5 - Pelo poder de persuasão da criança: Pesquisas recentes mostram que as crianças influenciam em até 80% nas escolhas e decisões de seus pais. Um exemplo é a campanha contra Dengue que encontrou reforço quando nas escolas convocaram as crianças para o seu combate.
6 - Para ter Qualidade de Vida: Um País é considerado rico não pelas riquezas naturais, mas pela Qualidade de Vida. Os índices da Qualidade de Vida são medidos não pela quantidade de petróleo ou diamante, mas pela mortandade infantil; analfabetismo; não violência à criança, entre outros. A evangelização é a forma mais eficaz de acabar com a “Cultura de Morte” de um povo.
Sugestão de dinâmicas para a Semana das Crianças
altCriança, como é bom saber que Deus nos ama e nos criou por amor e para o amor. Mas se Deus é amor, por que tem guerra no mundo? Por que no Brasil tem corrupção? Por que tem briga entre pessoas e confusão?
Quando tem algo errado com meu carro devo levar no mecânico, com meu relógio devo levar no relojoeiro, quando tenho algo errado com as pessoas precisamos perguntar para nosso criador. E Deus nos responde em sua Palavra: Em Romanos 3,23 lemos: Porque todos pecaram, todos estão impedidos de sentir o amor de Deus. Isto mesmo criança, o pecado impede de sentir o amor de Deus como um guarda chuva, o amor de Deus cai, cai, e nós não sentimos. (Desenhar corações caindo do céu e uma criança alegre, debaixo do guarda chuva com rosto triste apesar dos corações continuarem caindo).
E sabem como o pecado entrou no mundo? Pela desobediência de Adão e causou muita desordem. O homem criado para amar a Deus sobre todas as coisas e aos irmãos, o pecado o fez amar as coisas em primeiro lugar e prejudicar os irmãos para ter as coisas vivendo como se Deus não existisse. Ai, ai ai! Que grande confusão! Precisamos de uma solução!
alt1– Precisamos de vida nova
(Fazer três cubos: um maior escrito Deus, outro médio escrito Homem e outro menor escrito Coisas. Tocar a música “Em primeiro lugar”. Os blocos vão se movendo trocando de ordem e a criança deve colocar na ordem certa. E quando ela acertar ganha aplausos).
2 - Precisamos de força para vencer o mal
Veja as duas árvores. A árvore do Bem e a Árvore do Mal. Que frutos elas dão? (Desenhar as duas árvores: uma frondosa, outra seca e escrever o nome no tronco junto da raiz. Os frutos devem estar espalhados fora das árvores e, em cada fruto, desenhar uma cena de história em quadrinho (exemplo: brigando, xingando, mentindo, fofocando, abraçando, ajudando, estudando, etc.) para criança escolher em qual árvore irá colocar cada fruto e depois que colocar na árvore certa, terá que escrever dentro do fruto o nome de cada fruto (fofoca, amizade, mentira, ajudar, estudar, xingar... Quando ela acabar ganha aplauso.)
alt3– Precisamos de cura, vejam o que o estrago que o pecado faz no nosso coração (Desenhar todos os corações com rosto e pedir para a criança ligar cada coração ao que ele esta sentindo: rancor (desenhar um coração cheio de pedras, machucado); egoísmo (desenho de um coração com nariz arrebitado); isolamento (desenho de um coração dentro do cofre); inveja (desenho de um coração com olho grande); medo (desenho de um coração amedrontado); ira (coração irado); gula (coração comendo além da conta).
4 - Precisamos de libertação de tudo que nos afasta do Amor do Pai.
Vamos pedir perdão (desenhar Jesus de braços abertos com as mãos chagadas pronto para abraçar no alto de uma escada de 4 degraus e uma criança indo em direção dele no inicio da escada escrever, no 1º degrau reconhecer – o que nos afastou do Amor de Deus, no 2º degrau contrição – desejo de não mais pecar, no 3º degrau confissão – para libertar e reconciliar, no 4º degrau reparação – da desordem que o pecado causou e.........ganhar um grande abraço de Deus. Que saudade!).

JUBILEU DOS ADOLESCENTES - HOMILIA DO PAPA FRANCISCO

$
0
0
JUBILEU EXTRAORDINÁRIO DA MISERICÓRDIA


HOMILIA DO PAPA FRANCISCO
Praça São Pedro
Domingo, 24 de Abril de 2016



«Por isto é que todos conhecerão que sois meus discípulos: se vos amardes uns aos outros» (Jo 13, 35).

Queridos adolescentes, que grande responsabilidade nos confia hoje o Senhor! Diz-nos que as pessoas reconhecerão os discípulos de Jesus pelo modo como se amam entre si. Por outras palavras, o amor é o bilhete de identidade do cristão, é o único «documento» válido para sermos reconhecidos como discípulos de Jesus. O único documento válido. Se este documento perde a validade e não se volta a renová-lo, deixamos de ser testemunhas do Mestre. Por isso vos pergunto: Quereis acolher o convite de Jesus para ser seus discípulos? Quereis ser seus amigos fiéis? O verdadeiro amigo de Jesus distingue-se essencialmente pelo amor concreto; não um amor «nas nuvens», não; o amor concreto que brilha na sua vida. O amor é sempre concreto. Quem não é concreto e fala de amor, faz uma telenovela, um romance televisivo. Quereis viver este amor que Ele nos dá? Quereis ou não? Procuremos então frequentar a sua escola, que é uma escola de vida, para aprender a amar. E este é um trabalho de todos os dias: aprender a amar.

Antes de mais nada, amar é belo, é o caminho para sermos felizes. Mas não é fácil: é exigente, requer esforço. Pensemos, por exemplo, quando recebemos um presente: isto torna-nos felizes; mas, para preparar aquele presente, houve pessoas generosas que dedicaram tempo e esforço; e, assim, dando-nos algo de presente, deram-nos também um pouco de si mesmas, algo de que souberam privar-se. Pensemos também na prenda que vos deram os vossos pais e animadores, permitindo-vos vir a Roma para este Jubileu que vos é consagrado. Projetaram, organizaram, prepararam tudo para vós: e isto dava-lhes alegria, embora tenham talvez renunciado a uma viagem para eles. Esta é a dimensão concreta do amor. De fato, amar quer dizer dar... e não só coisas materiais, mas algo de nós mesmos: o próprio tempo, a própria amizade, as próprias capacidades.

Olhemos para o Senhor, que é imbatível em generosidade. D'Ele recebemos tantos dons, e todos os dias deveremos agradecer-Lhe... Gostaria de vos perguntar: Agradeceis ao Senhor todos os dias? Mesmo que nos esqueçamos, Ele não Se esquece de nos oferecer cada dia um dom especial; não se trata de um presente que se possa ter materialmente nas mãos e usar, mas de um dom maior, um dom para a vida. Que nos oferece o Senhor? Oferece-nos uma amizade fiel, dom de que nunca nos privará. O Senhor é o amigo para sempre. Mesmo se O decepcionas e te afastas d'Ele, Jesus continua a amar-te e a permanecer junto de ti, continua a crer em ti mais de quanto crês tu em ti próprio. Esta é a dimensão concreta do amor que Jesus nos ensina. E isto é muito importante! Pois a principal ameaça, que impede de crescer como se deve, é ninguém se importar contigo – e isto é triste -, é quando sentes que te deixam de lado. Ao contrário, o Senhor está sempre contigo e sente-Se contente em estar contigo. Como fez com os seus jovens discípulos, fixa-te nos olhos e chama-te para O seguir, «fazer-te ao largo» e «lançar as redes» confiado na sua palavra, ou seja, a pôr a render os teus talentos na vida, juntamente com Ele, sem medo. Jesus espera pacientemente por ti, aguarda uma resposta, espera o teu «sim».

Queridos adolescentes, na vossa idade, surge também em vós, de modo novo, o desejo de vos afeiçoardes e de receberdes afeto. Se fordes assíduos à escola do Senhor, Ele ensinar-vos-á a tornar mais belos também o afeto e a ternura. Colocar-vos-á no coração um intuito bom: querer bem sem me apoderar, amar as pessoas sem querer possuí-las, mas deixando-as livres. Pois o amor é livre! Não existe verdadeiro amor que não seja livre! É a liberdade que nos deixa o Senhor, quando nos ama. Ele sempre está perto de nós. De fato, existe sempre a tentação de poluir o afeto com a pretensão instintiva de agarrar, «possuir» aquilo de que se gosta; e isto é egoísmo. A própria cultura consumista agrava esta tendência. Mas, se se aperta muito uma coisa, esta mirra-se, estraga-se: depois fica-se decepcionado, com o vazio interior. Se ouvirdes a voz do Senhor, revelar-vos-á o segredo da ternura: cuidar da outra pessoa, o que significa respeitá-la, protegê-la e esperar por ela. E essa é a dimensão concreta da ternura e do amor.

Nestes anos de juventude, sentis também um grande desejo de liberdade. Muitos dir-vos-ão que ser livre significa fazer aquilo que se quer. Mas a isto é preciso saber dizer não. Se tu não sabes dizer não, não és livre. Livre é aquele que sabe dizer sim e sabe dizer não. A liberdade não é poder fazer sempre aquilo que me apetece: isto torna-nos fechados, distantes, impede-nos de ser amigos abertos e sinceros; não é verdade que, quando eu estou bem, tudo está bem. Não, não é verdade. Ao contrário, a liberdade é o dom de poder escolher o bem: esta é a liberdade. E é livre quem escolhe o bem, quem procura aquilo que agrada a Deus, ainda que custe; não é fácil. Mas penso que vós, jovens, não tendes medo dos esforços, sois corajosos! Só com opções corajosas e fortes é que se realizam os sonhos maiores, os sonhos pelos quais vale a pena gastar a vida. Opções corajosas e fortes. Não vos contenteis com a mediocridade, com «deixar correr» ficando acomodados e sentados; não vos fieis de quem vos distrai da verdadeira riqueza que sois vós, dizendo que a vida só é bela se se possuir muitas coisas; desconfiai de quem quer fazer-vos crer que valeis quando vos mascarais de fortes, como os heróis dos filmes, ou quando vestis pela última moda. A vossa felicidade não tem preço, nem se comercializa; não é uma "app" que se descarrega do celular: nem a versão mais atualizada vos poderá ajudar a tornar-vos livres e grandes no amor. A liberdade é outra coisa.

Com efeito, o amor é o dom livre de quem tem o coração aberto; o amor é uma responsabilidade, mas uma responsabilidade maravilhosa, que dura toda a vida; é o compromisso diário de quem sabe realizar grandes sonhos. Ai dos jovens que não sabem sonhar, que não ousam sonhar! Se um jovem, na vossa idade, não é capaz de sonhar, já se aposentou, não serve. O amor nutre-se de confiança, respeito, perdão. O amor não se realiza falando dele, mas quando o vivemos: não é uma poesia suave que se aprende de memória, mas uma opção de vida a pôr em prática! Como podemos crescer no amor? Também nisto o segredo é o Senhor: Jesus dá-Se-nos a Si mesmo na Missa, oferece-nos o perdão e a paz na Confissão. Aí aprendemos a acolher o seu Amor, a assumi-lo, a repô-lo em circulação no mundo. E quando parece exigente amar, quando é difícil dizer não àquilo que é errado, erguei os olhos para a cruz de Jesus, abraçai-a e não largueis a sua mão que vos conduz para o alto e vos levanta quando caís. Na vida, sempre se cai, porque somos pecadores, somos fracos. Mas temos a mão de Jesus que nos ergue, que nos levanta. Jesus quer-nos de pé! Aquela bela palavra que Jesus dizia aos paralíticos: «Levanta-te». Deus criou-nos para estarmos de pé. Existe uma bela canção que os alpinos cantam quando sobem. A canção diz assim: «na arte de subir, importante não é o não cair, mas o não permanecer caído»! Ter a coragem de levantar-se, de nos deixarmos reerguer pela mão de Jesus. E esta mão muitas vezes chega até nós pela mão de um amigo, pela mão dos pais, pela mão daqueles que nos acompanham na vida. O próprio Jesus em pessoa está ali. Levantai-vos! Deus quer-nos de pé, sempre de pé!


Sei que sois capazes de gestos de grande amizade e bondade. Sois chamados a construir o futuro assim: juntamente com os outros e para os outros, jamais contra outro qualquer! Não se constrói «contra»: isto chama-se destruição. Fareis coisas maravilhosas, se vos preparardes bem já desde agora, vivendo plenamente esta vossa idade tão rica de dons, e sem ter medo do esforço. Fazei como os campeões desportivos, que alcançam altas metas treinando-se, humilde e duramente, todos os dias. O vosso programa diário sejam as obras de misericórdia: treinai-vos com entusiasmo nelas, para vos tornardes campeões de vida, campeões de amor! Assim sereis reconhecidos como discípulos de Jesus. Assim tereis o bilhete de identidade de cristãos. E garanto-vos: a vossa alegria será completa. 


GOI Querigma da Misericórdia: Comunidade

$
0
0

Responsáveis: Daniela Lopes / Graziela - Uberlândia/MG

Acolhida: Acolher as crianças com alegria, cantar cantos animados. Entregar a vida e a semana nas mãos de Deus. Rezar uma dezeninha usando um flanelógrafo. 

Louvor: Material – uma imagem de Jesus misericordioso. Gotas de sangue e água com palavras para o louvor.
Louvar é engrandecer o Senhor, é elogiar. É aplaudir, é parabenizar, é falar bem de alguém. É engrandecer e exaltar. O louvor é a manifestação do coração admirado. Quando o Espírito Santo é derramado; quando se manifesta, os corações inflamam e o mesmo Espírito os impele e move ao louvor de glorificação a Deus. 
Cada vez que louvamos o olhar de Deus se inclina sobre os nossos corações. (No louvor da misericórdia tentamos ensinar as crianças a louvarem a Jesus por tudo nele ligado ao amor e a misericórdia). 
Crianças vamos louvar? Cada criança que for louvar pega em uma caixinha uma gota da misericórdia e louva por aquilo que está nela. Depois prega ao lado da imagem. Exemplo: Senhor eu quero te louvar porque és misericórdia... és amor...és carinho...és doçura...és compaixão....és fiel... porque não nos abandona.... porque nos perdoa....porque deu a vida para nos salvar...Em cada louvor os evangelizadores podem ir acrescentando palavras e motivações para o louvor. 
Efusão: Vamos clamar o Espírito Santo com alegria. Se quiser pode usar o semáforo da semana passada para relembrar o que o Espírito Santo representa e estimular a efusão.

Reflexão para o pregador - Viver em comunidade é atender o apelo da misericórdia. Que sejamos permeados de misericórdia para ir ao encontro de todas as pessoas levando-lhes a bondade e a ternura de Deus. O perdão das ofensas torna-se a expressão mais evidente do amor misericordioso. É na comunidade que aprendemos a amar, a perdoar, a ser misericórdia. É lá que temos que achar tempo para olhar para os irmãos, cuidar das suas fraquezas e dificuldades.
Material- Menino rezando por outro e ao lado um alimento, uma roupa, um brinquedo e um coração que representa o amor e o perdão.

Pregação
Como é bom estarmos aqui reunidos em comunidade para vivermos juntos mais um dia. Olha quantos amiguinhos temos aqui hoje. Todos aqui são iguais? Não. Mas todos são filhos muito amados de Deus. Imagine se um de nós fosse morar numa montanha bem alta, bem longe, num lugar onde ninguém pudesse chegar. Ali ele ficaria sozinho. Alguns de vocês podem até pensar: ai que bom, ninguém pra encher minha paciência... mas ali bem longe e sozinho você teria com quem partilhar e contar porque de sua tristeza ou felicidade? Não, porque estará sozinho. Com quem falar se não tenho ninguém para isso? Pra que saber andar ou movimentar as mãos se não tem com quem brincar? É por isso que vivemos em comunidade. Somos filhos amados de Deus e criados com características diferentes. A comunidade é o lugar onde podemos ser imitadores de Cristo. Cristo é pura misericórdia para conosco então devemos também ser praticantes dessa misericórdia com o outro.
É na comunidade que aprendemos a suportar o outro com suas qualidades e defeitos. Aprendemos a amar, a perdoar, a respeitar o outro.
Nós podemos em comunidade exercer o perdão, exercer o amor e a misericórdia. Você já brigou com um colega e depois se arrependeu? Não foi bom pedir desculpas e voltar a ser amigo dele de novo? Como é bom ter com quem dividir e partilhar os sonhos, as brincadeiras, as tarefas.Quando fazemos isso estamos exalando o perfume de Deus que existe em nós. Ainda podemos rezar pelo irmão que necessita, dividir o que temos como por exemplo nosso alimento, nossos brinquedos. Quantas vezes temos de tudo e nem usamos enquanto tantas crianças passam fome ou sonham em ter um brinquedo como o nosso, que nós nem ligamos. Tem gente que não tem caderno, lápis de cor, sapato, roupas e nem cobertor. Nós que temos podemos partilhar. Não é dar para desocupar o guarda roupa. Não é dar o que está estragado ou rasgado; é partilhar daquilo que temos com quem não tem.
Acolher o outro que chega em nossa casa, em nossa escola, na nossa igreja. Você já mudou de escola ou conhece alguém que já fez isso? É ruim chegar em um lugar onde você não conhece ninguém. Tudo é estranho. Aí está mais uma oportunidade de sermos comunidade acolhendo aquele que está chegando. Podemos ofertar a ele um pouquinho do nosso tempo, podemos ouvi-lo.
Viver em comunidade é exercer a misericórdia de Deus em nós em favor do outro. . É lá que temos a oportunidade de sermos melhores. Ser misericórdia para o outro é deixar Deus habitar em nossos corações.

Cartões para o Dia das Mães

$
0
0
Fácil de fazer, e com certeza, uma grande surpresa para as mamães! Você pode imprimir e deixar que as crianças montem conforme a foto do inicio das postagem, e depois escrevam, ou coloquem um bilhete com dizeres lindos para a mãe. Ou ainda fazer um lindo jardim de flores!




Viewing all 953 articles
Browse latest View live


<script src="https://jsc.adskeeper.com/r/s/rssing.com.1596347.js" async> </script>