Quantcast
Channel: Tia Paula
Viewing all 953 articles
Browse latest View live

Programa Educar na Fé - estreia 18/02

$
0
0
VEJAM QUE MARAVILHA ESSE PROGRAMA QUE VAI ESTREAR DIA 18/02, ÀS 20:00 NA TV CANÇÃO NOVA!

"Irmãos, graças a Deus, o meu novo programa Educar na Fé, para pais e catequistas, entra no ar na TV Canção Nova, dia 18 de fevereiro, às 20 horas, com reprise aos sábados, às 15 e 30 horas. Como já estou com 12 programas prontos, na medida que vai entrando, divulgo os temas. Realizo esse programa junto com meus irmãos de comunidade, estou muito grata por abrirem suas casas e partilharem sua intimidade de como educam nossas crianças na fé e nos valores cristãos, eu mesclei seus testemunhos com a doutrina de nossa Igreja, o pensamento dos Papas, especialmente o Francisco e São João Paulo II, e endossei com participação de psicopedagogos, sociólogos, e sacerdotes. Coloquei um pouco de poesia, os rostinhos lindos de nossos filhos e o programa esta pronto. Espero que participem, com testemunhos e sugestões... ah... E muito importante: me ajudem a divulgar, por favor, em suas redes sociais. Deus lhes pague muitíssimo". Tia Adelita



Quem aí já fez as malas pro ENF???

$
0
0
Confere se já tá tudo na mala:


- Coração de criança;

- Cartazes da campanhaGrupo de Oração de Crianças (G.O.C.) em 100% dos G.O. (Grupos de Oração) e fita adesiva;

-  G.O.C. de no máximo 10 a 15 minutos (por exemplo: 1 louvor, 1 pregação, 1 oração e 1 brincadeira;

- Roupas coloridas e acessórios;

- Instrumentos musicais (pode ser de material reciclável, tem uns links aí embaixo!)


Ideias de instrumentos com material reciclável:

Maria reciclona
Espaço Educar
Educa já
Blog da Rosely Pignataro

Meus instrumentos musicais de sucata

$
0
0
Meu povo, não reparem!!! É meu primeiro vídeo, gravado no celular e com somente uma mão livre. Mas é só pra vocês terem uma ideia do que dá pra fazer! Não reparem na bagunça da minha mesa também! Se der certo, amanhã gravo um vídeo melhor!


Fotos do Workshop do MC no Encontro Nacional de Formação

$
0
0

GOC em 100% dos GO

$
0
0
Pessoal, foi maravilhosa nossa mobilização no Encontro Nacional de Formação - ENF!
Nos intervalos vários Grupos de Oração Infantis foram realizados simultaneamente com as crianças e adultos presentes no Encontro. Com certeza nosso Ministério se tornou mais conhecido e amado! Abaixo tem o vídeo com algumas fotos. 

A campanha continua! Vamos aproveitar os encontros de carnaval para fazer a mesma mobilização!

PROJETOS DO MINISTÉRIO PARA CRIANÇAS

$
0
0
“O Ministério para Criança é uma ação suscitada dentro da Igreja, por meio do Movimento da Renovação Carismática Católica que reúne evangelizadores de crianças em torno de um só objetivo: tornar Jesus Cristo reconhecido e amado, resgatando a criança para a vida na graça de Deus. É por isso que o fundamento de toda e qualquer evangelização é consequência da ação do Espírito Santo de Deus”
Hyde Flávia (Coordenadora Nacional do M.C).


Este ministério prioriza projetos que visem:

- Resgatar a descendência eleita;
- Fazer com que a criança seja ouvida;
- Achar o lugar da criança;
- A partir do GOC surgiram os projetos que o Ministério para Criança realiza para atender as necessidades da vida da Criança, de sua família e da comunidade em que a criança esta inserida, projetos que tem como meta ir onde a criança está e trazê-la para o GOC.


SÃO PROJETOS NACIONAIS:


1- Uma Bíblia para cada criança.


Justificativa: O Ministério para Criança atende todas as crianças que acompanham seus pais no GO e Encontros da RCC. Estas crianças acabam trazendo suas amigas, colegas, familiares. Desta forma o número de participantes do GO adulto triplicar em dois anos com o trabalho de acolhida e evangelização dos pequeninos realizados pelo Ministério para Criança no GO. Para criar bons hábitos como o de rezar, de ler a Palavra de Deus o ideal é começar na infância. Instruímos os servos que em todo GOC façam partilha da Palavra usando a Bíblia e orientem o estudo bíblico que a criança fará durante a semana em casa.
Desenvolvimento: Como a mãe de Moisés sabia que tinha pouco tempo com sua criança e preparou um cesto, passou betume para o cesto não afundar e Moisés foi salvo, assim também o Ministério para Criança sabe que o GOC é um tempo riquíssimo que o Senhor permite estarmos com as crianças e levá-las a experiência do Batismo no Espírito Santo, mas precisamos dar a elas este cesto da Palavra de Deus e o betume da Eucaristia. Mesmo depois se a criança se afastar, mudar, onde estiver, ela terá acesso a Palavra de Deus e a Eucaristia.
Campanhas com os pais: Insistentemente devemos pedir aos pais que seus filhos tenham Bíblia. Se é a ilustrada ou a de adulto é a criança que deve escolher qual ela prefere.
Campanha nas festas: No Natal, no Dia da Criança, no aniversário, pedir aos pais para presentearem seus filhos.
Campanha no GO: “Doe uma Bíblia” pode ser feita no mês da Bíblia ou da Criança.
Sugestão: revender bíblias no GO e com a porcentagem da venda adquirir bíblias infantis para o GOC.


2- Menino Jesus no Litoral


Justificativa: No período de férias escolares muitas famílias passam suas férias no litoral, momento propício para evangelizar as crianças através de brincadeiras e histórias, com muita alegria e dinamismo os evangelizadores cativam os pequenos transmitindo o querigma na areia da praia para as crianças que estão no litoral acompanhando seus pais de férias, ou filhos de vendedores ambulantes da orla .
Desenvolvimento: O Projeto “Menino Jesus no Litoral”. Acontece concomitantemente ao Projeto “Jesus no Litoral” do Ministério Jovem da RCC .
Cada estado utiliza de diferentes estratégias e dinâmicas para desenvolver a evangelização, de acordo com sua realidade. Segue abaixo algumas sugestões:


  • Pintura no rosto com os símbolos do querigma. A criança escolhe uma figura e enquanto o evangelizador desenha, prega o tema escolhido;
  • Apresentação de teatro de fantoches aprofundando a cada dia um dos temas do Querigma;
  • Oração do terço com dinâmicas e músicas direcionadas para as crianças.Sempre que possível as crianças participam do mesmo;
  • Pinturas de desenhos e contação de histórias bíblicas e vida dos Santos;
  • Confecção de brinquedos de sucatas que visam a evangelização;


3- Projeto Amiguinhos de Deus


Justificativa: As práticas espirituais da oração, do Jejum, da confissão, da Eucaristia e leitura orante da Palavra de Deus, podem ser ofertas. Fazer parte do Corpo de Cristo nos torna um com Cristo e com os irmãos. Santa Mônica ofereceu seu jejum e orações pela conversão de seu filho Agostinho que se tornou santo.
Desenvolvimento: Os livros do evangelizador e da criança do Amiguinhos de Deus foram editados pela RCC Brasil.


4- Mobilização Nacional


Justificativa: Tudo pode ser mudado pela força da oração. A escuta profética da vontade de Deus nos orienta, instrui, abre o coração para toda boa obra. Unidos num só coração caminhamos nos passos de Jesus.
Desenvolvimento: Como o dia da criança é dia 12 de outubro, discernimos que todo dia 12 de cada mês faríamos a mobilização Nacional de Intercessão. Seguindo a escala fornecida pelo núcleo do Ministério para Criança, cada estado fica responsável por uma hora de oração. No mês seguinte será escalado para o horário seguinte. As orientações e intenções do mês é encaminhada para os coordenadores estaduais que deverão repassar para os diocesanos e estes para os coordenadores de GOC.


5 - Projeto Coroinha do Menino Jesus


Justificativa: As crianças são agentes capazes de transmitir a fé. Em Lourdes e em Fátima, Maria confia e envia crianças como mensageiras do Reino de Deus. A ideia é levar a Boa Nova para a escola através dos pequeninos. Assim como o MUR atinge os universitários, as crianças reunirão seus colegas no recreio para rezarem a Coroinha do Menino Jesus.
Desenvolvimento: As crianças são orientadas para uma vez por semana rezarem três Pai Nossos em honra a Sagrada família e doze Ave Marias, lembrando os 12 anos da infância de Jesus. Como está no livro Coroinha do Menino Jesus da Editora COM DEUS


6- Projeto Celebrando a Vida


Justificativa: Quando um casal chega ao GO e anuncia que estão grávidos, a primeira visita que devem receber é do Ministério para Criança para dar Boas vindas ao bebê. Partilhar a alegria de esperar um filho, celebrar a vida e ouvir o Anjo que anuncia: “o Filho que vai nascer de ti será... “abençoar as gerações, resgatar a família, a paternidade e maternidade responsável é andar na contramão do mundo que diz: filho só dá trabalho, despesa... O Ministério para Criança diz Não ao Aborto!E sim à vida.
Desenvolvimento: Reunir os pais, avós, familiares e amigos do casal grávido e fazer a celebração que se encontra no apêndice da Apostila de Formação Módulo Básico do Ministério para Crianças.No final da gravidez no chá de fraldas fazer a celebração de preparação para o Parto da mesma apostila.


7- Projeto Benção da Mochila


Justificativa: Jesus crescia em estatura graça e sabedoria diante de Deus e dos homens. Integrar escola e Igreja é uma grande benção. A benção de Deus irá gerar um agir no ES e abrirá as portas da escola para evangelização, abrirá o entendimento do professor e aluno. Valores e virtudes cristãs serão trabalhados neste evento
Desenvolvimento: Na primeira semana de aula convidar os alunos das escolas de sua paróquia para uma missa. As crianças deverão levar suas mochilas.
A missa é toda preparada com participação de diretores, professores e alunos.
As crianças colocam suas mochilas no pé do altar e no final da missa o sacerdote abençoa com água benta as crianças e suas mochilas.


8- Projeto 13 de Maio


Justificativa: Celebramos nesta data o aniversário do Primeiro GOC. Maria, em Fátima, reúne crianças para anunciar o Reino de Deus e as envia como mensageiras da Boa Nova. Como agentes transformadoras de sua realidade o testemunho destas crianças mudou a vida daquele povoado. Isto prova que as Crianças são capazes de perceber e reagir à presença amorosa de Deus desde o ventre materno a exemplo de João Batista.
Temos um sonho antigo no Ministério para Criança de lotar os maiores estádios de futebol de cada Estado. Com crianças louvando e adorando o Menino Deus. Quando os estádios foram reformados , todos acharam que era para Copa do Mundo de Futebol, mas o Ministério para Crianças sabia que era para prepará-los para receberem melhor nossos pequeninos num grande dia de Louvor. Este projeto prepara para este dia.
Desenvolvimento: Reunir vários GOC para um dia ou uma tarde de louvor. Mas tem uma condição, é proibido adulto pegar no microfone, nos instrumentos musicais, fazer acolhida e tudo mais. Neste evento só a criança pode conduzir, pregar, acolher...
Reunir os coordenadores de vários COC e discernirem qual grupo fica responsável qual grupo preparará a pregação, as oficinas, a missa...

9- Grupo de Estudo


Justificativa: Não é raro encontrar servos do GOC que não conhecem a apostila do Ministério. Sem formação o servo passa a usar a boa vontade para realizar a obra. E com criança boa vontade e muito pouco, pois estamos lidando com a fé no seu estágio mais simples , mais elementar. Que dará origem a uma fé solida ou não.
Desenvolvimento: Sempre que forem fazer reunião com a equipe de serviço ler uma parte da apostila e comentarem até terem lido a apostila toda.


10-Projeto plantar e colher


Justificativa: O Projeto Plantar e Colher propõe uma ministeralidade orgânica reunindo:
  • Ministério para Crianças;
  • Ministério para as famílias;
  • Profissionais do Reino;
  • Fé e Política;
  • Promoção Humana;
  • E todos os cristãos.


Desenvolvimento: Mapear cada diocese, verificando se há pontos de prostituição infantil,
agressões, vulnerabilidade social. Procurar a paróquia, creches e ou escolas da comunidade mais próxima para propor o projeto, criando ferramentas e materiais de evangelização específicos para cada realidade com a missão de sugestão de projetos:


  • Projetos parceria;
  • Projeto Projeto Maternar;
  • Projeto Celebrando a vida;
  • Projeto amigo da comunidade;
  • Projeto profissionalizante;
  • Projeto Projetar;
  • Projeto Cultural;
  • Projeto Evangelização nas escolas;
  • Projeto Festas Religiosas.

Domingos da Quaresma para colorir

$
0
0


Misericordiosos como o Pai

$
0
0

O Ano da Santo da Misericórdia teve sua abertura no dia 8 de dezembro de 2015, na Solenidade da Imaculada Conceição. E para entender melhor o que significa este ano jubilar e como bem viver, seguem abaixo as orientações, como praticar as obras de misericórdia e receber indulgências.
Outra dica também para os jovens é se aprofundar na mensagem do Papa Francisco para a XXXI Jornada Mundial da Juventude 2016, a ser realizada de 25 a 31 de julho, em Cracóvia (Polônia). O tema da JMJ se insere no contexto do Ano da Misericórdia e este texto do Santo Padre orienta ainda os jovens a como se preparar para o grande encontro mundial.
O Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização preparou também um site com todas as informações e notícias sobre o ano jubilar.

O que é o Ano Santo?

O Papa Francisco anunciou o Jubileu do Ano Santo da Misericórdia por meio da Bula de Proclamação Misericordiae Vultus (O Rosto da Misericórdia). O Jubileu iniciou-se em 08 de dezembro de 2015 e se concluirá no dia 20 de novembro de 2016, com a Solenidade de Jesus Cristo Rei do Universo.
A celebração do Jubileu se origina no judaísmo. Consistia em uma comemoração de um ano sabático que tinha um significado especial. A festa se realizava a cada 50 anos. Durante o ano os escravos eram libertados, restituíam-se as propriedades às pessoas que as haviam perdido, perdoavam-se as dívidas, as terras deviam permanecer sem cultivar e se descansava. Era um ano de reconciliação geral. Na Bíblia, encontramos algumas passagens dessa celebração judaica (cf. Lv 25,8).

O que significa Jubileu?
A palavra Jubileu se inspira no termo hebreu de yobel, que se refere ao chifre do cordeiro que servia como instrumento musical. Jubileu, também tem uma raiz latina, iubilum que representa um grito de alegria. Na tradição católica, o Jubileu consiste em que durante um ano se concedem indulgências aos fiéis que cumprem certas disposições estabelecidas pelo Papa. O Jubileu pode ser ordinário ou extraordinário. A celebração do Ano Santo Ordinário acontece em um intervalo a cada 25 anos, com o objetivo de que cada geração experimente pelo menos uma em sua vida. Já o Ano Santo Extraordinário se proclama como celebração de um fato destacado. O Jubileu proclamado pelo Papa Francisco é um Ano Santo Extraordinário. É um convite para que, de maneira mais intensa, fixemos o olhar na Misericórdia do Pai.

Por que abrir uma porta no Ano Santo?

A Porta Santa, na Basílica de São Pedro, em Roma, só se abre durante um Ano Santo e significa que se abre um caminho extraordinário para a salvação. Na cerimônia de abertura, o Papa toca a porta com um martelo 3 vezes enquanto diz: “Abram-me as portas da justiça; entrando por elas confessarei ao Senhor”. Depois de aberta, entoa-se um canto de Ação de Graças e o Papa atravessa esta porta com seus colaboradores.

O que fazer nesse ano?
Na Bula Misericordiae Vultus, o Papa Francisco sugere algumas iniciativas que podem ser vividas em diferentes etapas:
  • Realizar peregrinações;
  • Praticar as obras de misericórdia;
  • Intensificar a oração;
  • Passar pela Porta Santa em Roma ou na Diocese;
  • Perdoar a todos;
  • Buscar o Sacramento da Reconciliação;
  • Superar a corrupção;
  • Receber a indulgência;
  • Participar da Eucaristia;
  • Fortalecer o ecumenismo;
  • Converter-se.
O que é a indulgência?



Indulgência é a remissão diante de Deus da pena devida aos pecados, cuja culpa já foi perdoada. Cada vez que alguém se arrepende e se confessa, é perdoado a culpa dos pecados cometidos, mas não a pena. Por exemplo, se alguém mata uma pessoa e se arrepende, depois pede perdão e procura o Sacramento da Penitência, receberá o perdão. Contudo, como repassar o mal cometido que tirou a vida de alguém? Por isso permanece uma pena após o perdão. Essa situação pode ter um indulto, uma indulgência, que a Igreja oferece em certas condições especiais e quando o fiel está bem disposto a buscar a santidade de vida, aproximando-se cada vez mais de Deus. A Igreja pode oferecer a indulgência pelos méritos de Cristo, de Maria e dos santos que sempre participam da obra da salvação. Sobre isso, escreveu o Papa Francisco: “No sacramento da Reconciliação, Deus perdoa os pecados, que são verdadeiramente apagados; mas o cunho negativo que os pecados deixaram nos nossos comportamentos e pensamentos permanecem. A misericórdia de Deus, porém, é mais forte também do que isso. Ela torna-se indulgência do Pai que, através da Esposa de Cristo, alcança o pecador perdoado e liberta-o de qualquer resíduo das consequências do pecado, habilitando-o a agir com caridade, a crescer no amor em vez de recair no pecado” (Misericordiae Vultus, 22).

Como receber a indulgência?
Para receber a indulgência todos são chamados a realizar uma breve peregrinação rumo à Porta Santa, aberta em cada Catedral ou nas Igrejas estabelecidas pelo Bispo diocesano, como sinal do profundo desejo de verdadeira conversão. É importante que este momento esteja unido, em primeiro lugar, ao Sacramento da Reconciliação e à Celebração da Eucaristia com uma reflexão sobre a Misericórdia. Será necessário acompanhar essas celebrações com a profissão de fé e com a oração pelo Papa, para o bem da Igreja e do mundo inteiro.

Há indulgências para os falecidos?
A indulgência pode ser obtida também para os que faleceram. A eles estamos unidos pelo testemunho de fé e caridade que nos deixaram. Assim como os recordamos na Celebração Eucarística, também podemos, no grande mistério da Comunhão dos Santos, rezar por eles, para que o rosto misericordioso do Pai os liberte de qualquer resíduo de culpa e possa abraça-los na felicidade sem fim.
E os doentes e idosos?
Para eles será de grande ajuda viver a enfermidade e o sofrimento como experiência de proximidade ao Senhor que no mistério da sua paixão, morte e ressurreição indica o caminho para dar sentido à dor e à solidão. Viver com fé e esperança este momento de provocação, recebendo a comunhão ou participando na Celebração Eucarística e na oração comunitária, inclusive através dos vários meios de comunicação, será, para eles, o modo de obter a indulgência jubilar.
As obras de misericórdia
A experiência da misericórdia torna-se visível pelo testemunho concreto. Todas as vezes que um fiel viver uma ou mais destas obras pessoalmente, obterá a indulgência jubilar.
Obras corporais
  1. Dar de comer aos famintos;
  2. Dar de beber aos que tem sede;
  3. Vestir os nus;
  4. Acolher o estrangeiro;
  5. Visitar os enfermos;
  6. Visitar os encarcerados;
  7. Sepultar os mortos.
Obras espirituais
  1. Aconselhar os duvidosos;
  2. Ensinar os ignorantes;
  3. Admoestar os pecadores;
  4. Consolar os aflitos;
  5. Perdoar as ofensas;
  6. Suportar com paciência as injustiças;
  7. Rezar a Deus pelos vivos e pelos mortos.

G.O.C. Tema: Santidade/obras de misericórdia corporais

$
0
0
Responsável: Daniela Lopes - Uberlândia/MG

Acolhida: (usar imagem de Jesus com as crianças) Boa noite! Eu estava esperando vocês. Como passaram essa semana. Quem já começou as aulas? E quem está com ansiedade e medo desse dia? Tenho uma noticia linda. Não era só eu que esperava vocês. Sabem quem estava esperando vocês? Jesus (mostrar a imagem) Ele hoje nos convida a colocar tudo aqui nos pés dele: nossa escola, nossa nova professora, nossa casa, nossos irmãozinhos... tudo que quisermos. Ele vai cuidar de tudo por nós. Para que seja o melhor. Também quer nos abraçar e derramar seu amor por nós. Você quer? Então vá apresentando pra Jesus. Senhor quero te apresentar minha vida, meus medos, minha escola... (deixe cada criança ir fazendo sua oração)... Agora vamos juntos rezar? Pai nosso que estais no céu... Amém.

Louvor: Esse nosso Deus é mesmo amoroso né? É amigo, é Pai, é misericórdia... O que Ele é pra você? (Deixa elas falarem). Vamos louvar a Deus então pelo que Ele é pra nós? Incentivar o louvor e terminar com uma canção bem animada.

Efusão: ( levar uma bonequinha de Maria ou uma imagem) Quem aqui conhece essa mulher? Quem é ela? Quem sabe alguma coisa dela? (deixe elas falarem) Maria teve uma vida fácil? Não. Ela foi santa? Ela perdoou quem a ofendeu? Vocês sabem por que ela conseguiu ser santa e perdoar os que feriram ela e seu filho? Porque ela estava sempre cheia do Espírito Santo de Deus. O Espírito de Deus a orientava e ensinava o que ela devia fazer. Vamos hoje pedir que Deus derrame sobre nós esse Espírito para nos ensinar também como agir nessa semana? Conduzir a oração e efusão.


Pregação: (História de São Francisco de Assis com ênfase nas obras de misericórdia corporais. Essa é uma história de humildade, caridade e amor ao próximo. Procure contá-la às crianças de forma simples e clara, com muita empolgação. Leve um boneco de São Francisco, animais, baú de tesouros e o que puder para ir ilustrando a história).

Giovani de Pietri era um jovem miudinho e fraco, porém muito rico e que morava na França. Seu pai tinha tantas riquezas que poderia dar-lhe tudo o que ele quisesse, vídeo game, carros, até um helicóptero, mas esse jovem não era feliz. Ele sentia uma enorme tristeza em seu coração vendo tanta gente passando fome em sua volta. Foi então que começou a dar aos outros um pouco do que tinha. (entrar com as obras de misericórdia corporais). Ele dava pão a quem tinha fome, pegava suas roupas e dividia com quem estava nu. Abraçava e acolhia o estrangeiro. Ele rezava pela pessoas vivas e mortas. Ele conversava, aconselhava e perdoava a quem o ofendia.

Seu pai ficou furioso! Achou que ele tava maluquinho, doido, completamente pirado! Ele não entendeu o quanto fazia bem a Giovani ajudar os outros. Aí, ele resolveu sair de casa para poder ficar perto de quem precisava dele. Foi então que Giovani rompendo com seu pai rasgou todas as suas vestes e partiu da casa de seu pai, sem dinheiro, sem roupas, sem nada. Ele decidiu pelo voto de pobreza e se ofereceu como servo do próximo.

As pessoas começaram a chamá-lo de Francisco que quer dizer pequeno francês e o sobrenome Assis veio por causa da cidade onde morava. Então Giovani de Pietri passou a ser conhecido como São Francisco de Assis. A partir deste dia Francisco decidiu que viveria em função dos irmãos, deram a ele uma veste de saco e um cordão que seria preso na cintura. Neste cordão há três nós que simbolizam castidade, obediência e pobreza. Castidade significa pureza nos pensamentos e ações com seu corpo e o do outro, vivendo em união somente com Deus; obediência para servir a Deus, fazendo todas as vontades Dele e pobreza significa só ter o que for necessário.

E assim São Francisco viveu com uma fé fervorosa, confiando sempre em Deus. Como prova do amor de Deus por Francisco, chagas como as de Jesus apareceram em suas mãos e pés. Por fim São Francisco ainda ficou conhecido como o protetor dos animais ele conta que tudo começou assim: “eu estava fazendo uma palestra sobre o amor de Deus num lugar onde tinha um montão de pombinhas. Mas elas faziam tanto barulho que ninguém escutava o que eu falava. Aí eu me virei para elas e disse:

- Queridas pombinhas, eu sei que vocês já conhecem o amor maravilhoso de Deus por nós e fazem festa por isso, mas estas pessoas também gostariam de conhecer e sentir o amor de Deus. Eu poderia pedir que vocês se acalmassem só por um tempinho? 

Então, elas pararam de fazer barulho e as pessoas conseguiram ouvir sobre o amor de Deus”. Essa é só uma das histórias dele com animais tem muito mais. Com peixes, jumentinhos... hum... mas essas vão ficar pra outro dia. São Francisco de Assis se dedicou a amar e acolher o próximo servindo a Deus e sendo obediente a Ele. Nós hoje também somos convidados a seguir Jesus dentro de nossas casas, na escola e em todos os lugares onde estivermos. Somos convidados a também exercer as obras de misericórdia. Nós não precisamos sair de casa e deixar tudo para trás como Ele fez, mas podemos dividir o que temos. Dar as roupas que não nos servem mais para quem precisa, levar alimento a quem tem fome, levar a palavra de Deus... Semana que vem as aulas vão começar, podemos e devemos acolher os coleguinhas, principalmente aqueles que não conhecemos. E por que devemos fazer isso? Por que isso nos ajuda a alcançar o Céu. Devemos ser santos como Jesus foi. Como São Francisco foi e tantos outros santos. Aceitas o convite?

Atividade: colorir e fazer um fantoche de vareta para que todos contem a história em casa.





Para colorir:




Atividade Jubileu da Misericórdia

$
0
0

Atividade Jesus Misericordioso

$
0
0
Criação: Ministério para Crianças - Brasília / Distrito Federal


 “Sede misericordiosos como vosso Pai é misericordioso”. 
Lc. 6,36 





Materiais:
1 – 2 Rolos de papel higiênico;
2 – Cola;
3 – Tesoura;
4 – Lápis de cor ou giz de cera;
5 – Cola glitter perolado para os raios;
6 – Cópias dos desenhos;
7 – Passagem bíblica utilizada: “Sede misericordiosos como vosso Pai é misericordioso”. (Lc. 6,36).

A oficina foi feita logo após a pregação.

1º Passo: Imprima os desenhos de acordo com o tamanho dos rolos (a cabeça deve passar do rolo)


2º Passo: Pinte os desenhos antes de cortar


3º Passo: Recorte somente nas linhas tracejadas.



OBS.: Cortar os braços de Jesus somente até os traços.


4º Passo: Passar a cola glitter nos raios, espalhe com o dedo.

 


5º Passo: Colar os desenhos nos rolos


OBS.: O rolo que será colocado o desenho da criança terá que fazer  modificação na espessura e na altura do rolo.





Está quase pronto!


6º Passo: Colar os dois rolos e colar o braço de Jesus no ombro da criança.

 


Agora sim! Está pronto!


Para imprimir:





O Ciclo Carismático

$
0
0
Fonte

Por Lázaro Praxedes
Coordenador Nacional do Ministério de Pregação
Grupo de Oração Fonte de Água Viva
Um dos mais belos relatos bíblicos de um relacionamento de intimidade entre Deus e um homem certamente é aquele narrado no I Samuel 3, 4-10. Depois de ser orientado pelo sacerdote Heli, o menino Samuel aprendeu que era preciso sintonizar seu ouvido com a boca de Deus, através da oração. Não há nenhuma referência posterior falando de outra dificuldade semelhante, ele aprendeu a ouvir a voz de Deus.
Este é um desafio que precisa ser vencido por todos aqueles que desejam se aventurar na vida no Espírito: aprender a se colocar em permanente escuta, pois o Espírito Santo deseja dirigir, orientar nossas vidas.
Deus deseja revelar-se a nós, para isto precisamos nos manter em constante oração para discernir qual a direção a seguir, qual a vontade de Deus para esta ou aquela situação de nossa vida. Esta é uma das características da Renovação Carismática Católica: estar continuamente a escuta do Espírito Santo. Em nosso Movimento, não apresentamos a Deus os nossos projetos para que sejam abençoados, ao contrário disto, perguntamos a Deus quais são os Seus projetos.
Sendo nosso Deus um Deus vivo, é natural que responda às nossas orações. Nossa oração não deve ser de forma alguma um monólogo, no qual nos colocamos diante de Deus e simplesmente despejamos nossos problemas, pecados, medos, sonhos. Ao contrário, deve ser um diálogo, no qual falamos com Deus e em seguida silenciamos para ouvir sua voz, que nos orienta, direciona, exorta e consola. Ao nos colocarmos em oração, devemos ter a certeza que Deus deseja responder-nos. No entanto, para isso precisamos aprender a silenciar.
Em nossas reuniões de oração, cria-se assim o que é denominado em nosso ambiente de “ciclo carismático”, que é composto pelos seguintes elementos:
a) Oração, louvor (cânticos ou preces)
b) Orações em línguas
c) Momento de silêncio
d) Profecia
e) Resposta à palavra dirigida pelo Senhor, com exultante louvor
Para ouvirmos a voz de Deus, é preciso cultivar em nossas reuniões de oração momentos de silêncio, que são extremamente fecundos, pois é no silêncio que o Espirito Santo irá falar conosco em profecia, ou nos dar o tom a ser seguido na condução da oração.
O silêncio não é somente a ausência de algum barulho exterior, mas uma atitude interior, de alguém que com fé expectante aguarda ouvir a voz do Senhor. Quando nos colocamos diante da presença de Deus desta maneira, com toda certeza ouviremos a sua voz suave em nosso interior.
A Exortação Apostólica Pós Sinodal Verbum Domini em seu número 14 diz o seguinte:
"Consequentemente, o Sínodo recomendou que se ajudassem os fiéis a bem distinguir a Palavra de Deus das revelações privadas, cujo papel não é (…) “completar” a Revelação definitiva de Cristo, mas ajudar a vivê-la mais plenamente, numa determinada época histórica. O valor das revelações privadas é essencialmente diverso do da única revelação pública: esta exige a nossa fé; de fato nela, por meio de palavras humanas e da mediação da comunidade viva da Igreja, fala-nos o próprio Deus. O critério da verdade de uma revelação privada é a sua orientação para o próprio Cristo. Quando aquela nos afasta d’Ele, certamente não vem do Espírito Santo, que nos guia no âmbito do Evangelho e não fora dele. A revelação privada é uma ajuda para a fé, e manifesta-se como credível precisamente porque orienta para a única revelação pública. Por isso, a aprovação eclesiástica de uma revelação privada indica essencialmente que a respectiva mensagem não contém nada que contradiga a fé e os bons costumes; é lícito torná-la pública, e os fiéis são autorizados a prestar-lhe de forma prudente a sua adesão. Uma revelação privada pode introduzir novas acentuações, fazer surgir novas formas de piedade ou aprofundar antigas. Pode revestir-se de um certo caráter profético (cf. 1 Ts 5, 19-21) e ser uma válida ajuda para compreender e viver melhor o Evangelho na hora atual; por isso não se deve desprezá-la."
Assim, precisamos valorizar o Ciclo Carismático em nossa oração pessoal e também em nossas reuniões de oração, pois uma palavra profética, como nos ensina a Verbum Domini traz uma nova ênfase sobre determinado aspecto sobre aquilo que já nos foi revelado em Cristo.

Ciclo Carismático com Crianças

$
0
0

Mobilização Nacional de Oração - Fevereiro 2016

$
0
0
Todos que servem a Deus no Ministério para Crianças são CONVOCADOS a doar 1 hora do mês intercedendo pelo Ministério para Crianças, pelas crianças e por outras intenções que são colocadas a cada mês. 


Funciona assim: Cada estado é convocado a rezar uma hora (pelo horário de Brasília) de intercessão no dia 12 de cada mês. Por exemplo: em fevereiro o estado da Paraíba inicia a Mobilização à 0h do dia 12, Paraná continua à 1h, Pernambuco segue às 2h, Piauí às 3h, até completarmos 24 horas de intercessão. No mês seguinte o estado adiantará em uma hora a sua mobilização, Paraíba vai rezar a 1h, Paraná às 2h… Sempre pelo horário de Brasília para não acontecer de ficar horários sem ninguém rezando. Durante a intercessão anotem as moções, visualizações e Palavras que o Senhor revelar. No dia 13 encaminhem para o seu coordenador(a) estadual ou diretamente para o e-mail: paula_generoso@yahoo.com.br, faremos um único relatório do dia da Mobilização e encaminharemos para o núcleo nacional do Ministério.

COMO REZAR:
- Intercessão profética pelas intenções
- Salmo 135 (136) - A misericórdia eterna

INTENÇÕES DO MÊS DE FEVEREIRO:

1) Pela Renovação Carismática Católica do Brasil e todos seus projetos (Veja as intenções no site da RCC Brasil)
2) Pelo Ministério para Crianças e pelas crianças de todo Brasil e do mundo
3) Para que os Projetos do Ministério para Crianças sejam implantados em todas as dioceses
4) Para que a meta de um Grupo de Oração Infantil em cada Grupo de Oração até o final de 2016 seja alcançada

HORÁRIO DE BRASÍLIA
ESTADO (S)
0h às 1h
Paraíba
1h às 2h
Paraná
2h às 3h
Pernambuco
3h às 4h
Piauí
4h às 5h
Rio de Janeiro
5h às 6h
Rio Grande do Norte
6h às 7h
Rio Grande do Sul
7h às 8h
Rondônia e Roraima
8h às 9h
Santa Catarina
9h às 10h
São Paulo
10h às 11h
Sergipe e Tocantins
11h às 12h
Acre
12h às 13h
Alagoas
13h às 14h
Amapá
14h às 15h
Amazonas
15h às 16h
Bahia
16h às 17h
Ceará
17h às 18h
Distrito Federal
18h às 19h
Espírito Santo
19h às 20h
Goiás
20h às 21h
Maranhão
21h às 22h
Mato Grosso e Mato Grosso do Sul
22h às 23h
Minas Gerais
23h às 24h
Pará



G.O.C. Tema: Sede misericordiosos como o Pai é

$
0
0

Responsável: Daniela Lopes - Uberlândia/MG

Acolhida: (levar a imagem do tema - Jesus abraçado as crianças dentro da gota da misericórdia). Olá. Sejam bem-vindos! (cantar uma canção animada e de acolhida). Olhem que imagem bonita. Jesus nessa noite quer nos abraçar bem apertado como Ele está abraçando essas crianças e deixar cair sobre nossas vidas, sobre nossa casa, nossa família todo seu amor misericordioso. Você quer esse abraço? Quer sentir esse amor e leva-lo pra casa? Eu também quero. Vamos apresentar nosso coração pra Jesus. Fecha seus olhos. Sim Jesus, nós estamos aqui e nos apresentamos a Ti... vai falando pra Jesus como está seu coração hoje, se você está preocupado, ansioso, nervoso (estimular a criança a se apresentar) cuida de mim Jesus. Pai nosso... (rezar um pai nosso e uma ave Maria).

Louvor: (iniciar cantando uma música de louvor bem animada) Ler o salmo 15,11 
“Vós me ensinareis o caminho da vida, há abundancia de alegria junto de vós, 
e delicias eternas a vossa direita” 
Olha que lindo o que o Senhor vem nos falar... Ele nos ensina o caminho... Ele é nossa alegria. É nosso caminho, nossa salvação, é nosso amigo... Vamos louvar a Ele por tudo que Ele é pra nós? (deixar que cada uma faça o seu louvor. Se tiver um boneco de Jesus você pode passar e cada criança que estiver com o boneco faz o seu louvor.

Pregação: (levar imagens de Jesus pastor cuidando das feridas, conduzindo a verdes pastos...quem tiver em casa o querigma do pastor que fizemos a um tempo atrás pode aproveitar as laminas.)

Gostaria que todos ouvissem com atenção a leitura do evangelho Lucas 6,36-38. (se todos tiverem Bíblia pode pedir para abrirem. Senão pode pedir para alguma criança proclamar). 

“Sede, pois, misericordiosos, como também vosso Pai é misericordioso. Não julgueis, e não sereis julgados; não condeneis, e não sereis condenados; perdoai e sereis perdoados. Dai, e ser-vos-á dado; boa medida, recalcada, sacudida e transbordando, porque com a mesma medida com que medirdes também vos medirão de novo”.


Vamos entender o que essa palavra tem pra nos dizer? O que é misericórdia? Misericórdia é compaixão para com o outro.
Desde nossa criação somos envolvidos no amor misericordioso de Deus. Nosso Pai nos criou por amor. Ele sabe nosso nome. Ele nos marcou. Ele nos conhece profundamente. E sabem, esse Deus de amor mostrou sua misericórdia infinita quando deu Jesus para nós. Deus entrega Jesus para cuidar de nós como um pastor cuida de suas ovelhas. E Jesus, teve compaixão dos homens? Sim ou não? Sim. Ele teve compaixão sim, muitas vezes. Ele curou paralíticos, a hemorroíssa e tantos outros. Ele deu a própria vida para nos salvar. Jesus cuida de cada um de nós quando estamos feridos. Às vezes são feridas físicas, visíveis e às vezes feridas internas causada pela mágoa, pelo ressentimento. Ele é o pastor que quer nos conduzir a verdes pastos. Ele nos oferece o melhor. Ele nos defende do pecado assim como o pastor defende suas ovelhas do lobo que quer devora-las e tirar sua alegria, sua vida.













A misericórdia do Pai é eterna, sem fim. Cada um de nós pode experimentar essa misericórdia no seu dia a dia basta se apresentar a Deus. Desde cedo podemos acordar e dizer eis me aqui Senhor, faça em mim hoje sua vontade. Podemos dizer que pecamos e estamos arrependidos. Podemos contar como estamos. Vamos experimentar. Feche os olhos e rezem comigo: (conduzir a oração conforme o Espírito Santo te guiar)...Senhor Jesus eu estou aqui hoje e quero sentir o teu amor a me envolver. Sei que tenho falhado muitas vezes mas assumo que preciso de ti.Vem me abraçar nesta noite, deixe-me te sentir, toca-me senhor com teu amor...(cantar suavemente uma canção que fale de amor ou toque de Deus- sugestão: Cura Senhor do Pescadores Kids).

O amor de Deus é maravilhoso, não é? E agora? Experimentamos o amor de Deus e podemos ser igual éramos antes? Não. Lembram de como começou a leitura de Lucas? Sede misericordiosos como o Pai é misericordioso. Deus nos convida a ser como Ele. Precisamos ser imitadores do seu amor e da sua misericórdia para com o outro. Precisamos ser como pastores das ovelhinhas de Deus. Não julgueis para não seres julgado... não condeneis para não seres condenado. Perdoai e serás perdoado. E Ele termina assim porque seremos medidos com a mesma medida que medimos o outro. Então sejamos diferentes. Meçamos o outro com a medida do amor e da misericórdia. Amém?


Efusão: Você deve estar achando difícil ser misericordioso como Jesus não é? Mas Deus em sua misericórdia nos deu um auxílio nisso também. Ele não nos abandona sozinhos nessa missão. Ele nos dá o Espírito Santo para nos ajudar a ser misericordioso com o outro. Ele nos ajuda até enquanto dormimos. Vamos então pedir ajuda ao Espírito Santo? Vamos pedir sua presença de forma nova, com força, com coragem.... (cantar pedindo o Espírito Santo e depois conduzir a oração)




Atividade: colorir e fazer um dedoche de Jesus e as ovelhas para que todos contem a história em casa.

FONTE DA IMAGEM: http://amandaluizaeva.blogspot.com.br/




GRUPINHO DE ORAÇÃO PARA A PRIMEIRA SEMANA DA QUARESMA

$
0
0
ACOLHIDA: Acolha as crianças com muito amor e alegria! Abrace as crianças, pode ser que esse seja o único abraço que ela receba na semana!


ORAÇÃO INICIAL: Reze uma dezena do terço ou o terço querigmático ou a Coroinha do Menino Jesus
Podemos utilizar uma imagem de N. Senhora fazendo assim: uma criança de cada vez reza a primeira parte da Ave Maria e passa a imagem para a criança ao lado, as outras crianças respondem com a segunda parte. No caso do terço querigmático podemos utilizar os símbolos do querigma das cores e na Coroinha, a imagem do Menino Jesus.


ANIMAÇÃO: Cante duas ou três músicas de louvor (músicas infantis pequenas, animadas com gestos) e finalize com uma música de interiorização. Entre as músicas fazer pequenos comentários ou dinâmicas relacionadas ao tema do dia.


ORAÇÃO (CICLO CARISMÁTICO): 1º) Louvor a Deus pelo que Ele é e por Sua obra (lembre-se louvar não é só agradecer, é elogiar).
2º) Pedir que Jesus nos batize com o Espírito Santo (aqui podemos deixar as crianças orar em línguas)
3º) Silêncio para ouvir a voz de Deus
4º) Exercício dos carismas e profecias (peça que as crianças falem o que elas estão sentindo ou o que veio à mente delas naquele momento)
5º) Resposta ao Senhor (louvar e agradecer pelo que Ele falou).


PALAVRA: Lucas 4, 1-13 - Leia e medite na sua Bíblia, escute o que o Senhor quer falar para as crianças.


SUGESTÃO PARA PREGAÇÃO: Crianças, no nosso dia-a-dia temos diante de nós coisas que parecem boas, mas que na verdade não são. Pode ser que muitas vezes a gente tenha vontade de fazer coisas que não agradam a Deus, como bater num amiguinho, mentir, desobedecer os nossos pais... Essas coisas que aparecem pra nos fazer agir de maneira errada se chamam TENTAÇÕES. Elas tentam nos tirar do caminho certo, nos levando para o pecado. Jesus já passou por isso, como você e eu. Ele foi tentado também.



Material: Uma caixa com balas ou pirulitos, bombons, etc...


Havia uma caixa de doces como esta em cima da mesa da casa da Maria (mostre a caixa de doces). A mãe dela percebeu que ela queria comer daqueles doces e então lhe disse: “Maria, não coma doces agora, espere para depois do almoço porque senão você perderá o apetite.” Os doces eram apetitosos e a tentação era grande. Maria pensou: “De certo que um docinho não me fará mal e mamãe nem perceberá a diferença.”


Alguma vez você teve uma experiência como esta? Vou lhe contar outra história que pode lhe ser familiar.


“Guardem seus livros e cadernos e peguem seu lápis,” diz a professora. “Faremos a prova de ortografia desta semana.” Joãozinho começou a sentir um frio na barriga. Ele sabia que a prova ia ser hoje, mas ficou assistindo televisão a tarde inteira em vez de estudar e consequentemente não estava pronto para fazer a prova. Quando começou a prova, Joãozinho olhou ao seu redor e percebeu que podia ver a prova da Sarita. “Acho que não terá nenhum problema se eu colar da Sarita somente dessa vez.” Joãozinho pensou: “Prometo que não voltarei a fazer isso e ninguém ficará sabendo”.


Todos nós enfrentamos tentações, não é?


Você quer saber o que devemos fazer quando o Inimigo nos tenta? Leia a Palavrinha de Deus:


Saindo dali, o Espírito Santo levou Jesus para passar 40 dias no deserto. Ele jejuou todo esse tempo e depois teve fome. O demônio (a antiga serpente, aquela que convenceu Adão e Eva a desobedecer a Deus no Paraíso) apareceu para tentar convencer Jesus a adorá-lo e também a querer riqueza e poder.“Para trás, satanás, pois está escrito: adorarás ao Senhor teu Deus e só a Ele servirás”. Em seguida o demônio foi embora e os anjos aproximaram-se de Jesus para servi-lo.”


Ei! Espere um minutinho, isso significa que Jesus foi tentado pelo Inimigo como nós somos? Sim, ele foi. A Bíblia nos diz que, uma vez Jesus foi conduzido pelo Espírito Santo para o deserto onde foi tentado pelo Inimigo durante quarenta dias. Você sabe o que Jesus fez quando o Inimigo o tentou? Ele respondeu-lhe com a Escritura!


Jesus não tinha nada para comer durante quarenta dias. Satanás sabia que ele estava com fome, então disse a ele: "Se você é realmente o Filho de Deus, transforme estas pedras em pão."
Jesus podia facilmente ter feito o que Satanás sugeriu, mas ele não o fez. Em vez disso, ele respondeu: "Está escrito: 'O homem não vive só de pão".
Então o Inimigo levou Jesus a um lugar alto e mostrou-lhe os reinos terrenos abaixo. Ele disse: "Tudo isto me pertence. Se você se curvar e adorar-me, eu darei a você".
Jesus respondeu: "Está escrito: 'Adore o Senhor, teu Deus e só a ele."
Em seguida, o Inimigo levou Jesus a Jerusalém, levou-o até o ponto mais alto do templo. Ele disse a Jesus: "Se és o Filho de Deus, atira-te daqui para baixo. Deus enviará seus anjos para resgatá-lo."
Novamente, Jesus citou as Escrituras: "Não tentarás o Senhor teu Deus, colocando-o à prova."
Você sabe o que fez o Inimigo? Ele desistiu! Ele disse: "Eu vou voltar e tentar outro dia."
A próxima vez que o Inimigo tentar você a fazer algo de errado, olhe na Bíblia e veja o que ela diz. Então... Faça o que Jesus fez: responda a Satanás com a Escritura!


PARTILHA: Peça para as crianças falarem sobre as tentações que elas sofrem e como fazem para enfrentá-las. Depois você pode distribuir as balas, pirulitos ou bombons.


BRINCADEIRAS E ATIVIDADES:
Amarelinha - O Inimigo viu que não poderia vencer e foi embora. E Jesus ficou muito feliz, pois conseguiu resistir à todas as tentações. Assim como Jesus, devemos ser firmes e corajosos diante de coisas que tentam nos fazer cair. Podemos ter a certeza de que Deus se agradará de nós se formos obedientes e soubermos dizer NÃO para tudo aquilo que nos faz mal.
Desenhe uma amarelinha no chão e em 3 casas aleatórias desenhe ou escreva “Pão”, “Anjos” e “Coroa” . As crianças vão brincar evitando pular nas casas onde tem os desenhos.


437985084_6bf4ee0cfb_b.jpg
1º  CUARESMA.jpg

Apostilas mensais

$
0
0
A paz do Menininho Jesus, meu povo!
Vou colocar à disposição de vocês mensalmente uma apostila com 4 sugestões de Grupinhos de Oração inicialmente baseadas nas catequeses do Papa Francisco para as crianças sobre FAMÍLIA, que estão no site Pontificium Consilium pro Familia, do Vaticano. Cada apostila custará R$ 10,00. É um valor que me ajudará a continuar nessa missão de blogueira.

Na primeira apostila os temas serão:

- A Sagrada Família de Nazaré
- Maria, mãe de Jesus
- José, pai adotivo de Jesus
- Ser filho como Jesus



Como vai funcionar?

1º - Faça um depósito no valor de R$ 10,00 para 

Ana Paula O. Brito Generoso 
Caixa Econômica Federal
Agência 3966
Conta Poupança 00016305-0
Operação 013

-  Envie o comprovante para o e-mail tiapaulaapostila@gmail.com

 - Dentro de algumas horas, receba a apostila em PDF

Sempre que tiver apostila nova, eu aviso pra vocês!

Tênis Querigmático

$
0
0
Franca é conhecida como a terra do calçado e foi de lá que surgiu o TÊNIS QUERIGMÁTICO!



Eu já tenho o meu e se você também quiser, é só entrar em contato com a Joice por e-mail (joyce.ap@bol.com.br), por celular/WhatsApp (16) 9.9207.3242 ou pelo Facebook Joice Aparecida Salles

Não é lindo?!

Atividade 2º Domingo da Quaresma

$
0
0

Todas as postagens sobre a QUARESMA

$
0
0
Todas as postagens sobre a quaresma clique AQUI

Viewing all 953 articles
Browse latest View live