↧
Caça palavras - Pentecostes
↧
Pentecostes para colorir
↧
↧
Ave Maria ilustrada e para colorir
↧
Pai Nosso ilustrado e para colorir
↧
Histórias da vida dos santos para crianças
Todos os programas Amigos do Céu com a vida dos santos para crianças contadas pela Tia Adelita para quem quiser assistir e usar na Catequese e Grupos de Oração Infantis:
Acesse o Canal no YouTube: TV Canção Nova / Santos para crianças
. Também no Facebook:
http://www.facebook.com/ amigosdoceu
. WEB TV CN - Historinhas rápidas.
http://www.webtvcn.com/ busca/tia%20adelita/page/1/
. Podcast – Histórias de ouvir, que gravei para a rádio Canção Nova.
http:// www.podcast1.com.br/ canal.php?pagina=2&codigo_c anal=1834
Acesse o Canal no YouTube: TV Canção Nova / Santos para crianças
. Também no Facebook:
http://www.facebook.com/
. WEB TV CN - Historinhas rápidas.
http://www.webtvcn.com/
. Podcast – Histórias de ouvir, que gravei para a rádio Canção Nova.
http://
↧
↧
Formações do Ministério para Crianças
↧
MENSAGEM DO PAPA BENTO XVI PARA O 47º DIA MUNDIAL DAS COMUNICAÇÕES SOCIAIS
«Redes sociais: portais de verdade e de fé; novos espaços de evangelização»
[12 de Maio de 2013]
Amados irmãos e irmãs,
Encontrando-se próximo o Dia Mundial das Comunicações Sociais de 2013, desejo oferecer-vos algumas reflexões sobre uma realidade cada vez mais importante que diz respeito à maneira como as pessoas comunicam actualmente entre si; concretamente quero deter-me a considerar o desenvolvimento das redes sociais digitais que estão a contribuir para a aparição duma nova ágora, duma praça pública e aberta onde as pessoas partilham ideias, informações, opiniões e podem ainda ganhar vida novas relações e formas de comunidade.
Estes espaços, quando bem e equilibradamente valorizados, contribuem para favorecer formas de diálogo e debate que, se realizadas com respeito e cuidado pela privacidade, com responsabilidade e empenho pela verdade, podem reforçar os laços de unidade entre as pessoas e promover eficazmente a harmonia da família humana. A troca de informações pode transformar-se numa verdadeira comunicação, os contactos podem amadurecer em amizade, as conexões podem facilitar a comunhão. Se as redes sociais são chamadas a concretizar este grande potencial, as pessoas que nelas participam devem esforçar-se por serem autênticas, porque nestes espaços não se partilham apenas ideias e informações, mas em última instância a pessoa comunica-se a si mesma.
O desenvolvimento das redes sociais requer dedicação: as pessoas envolvem-se nelas para construir relações e encontrar amizade, buscar respostas para as suas questões, divertir-se, mas também para ser estimuladas intelectualmente e partilhar competências e conhecimentos. Assim as redes sociais tornam-se cada vez mais parte do próprio tecido da sociedade enquanto unem as pessoas na base destas necessidades fundamentais. Por isso, as redes sociais são alimentadas por aspirações radicadas no coração do homem.
A cultura das redes sociais e as mudanças nas formas e estilos da comunicação colocam sérios desafios àqueles que querem falar de verdades e valores. Muitas vezes, como acontece também com outros meios de comunicação social, o significado e a eficácia das diferentes formas de expressão parecem determinados mais pela sua popularidade do que pela sua importância intrínseca e validade. E frequentemente a popularidade está mais ligada com a celebridade ou com estratégias de persuasão do que com a lógica da argumentação. Às vezes, a voz discreta da razão pode ser abafada pelo rumor de excessivas informações, e não consegue atrair a atenção que, ao contrário, é dada a quantos se expressam de forma mais persuasiva. Por conseguinte os meios de comunicação social precisam do compromisso de todos aqueles que estão cientes do valor do diálogo, do debate fundamentado, da argumentação lógica; precisam de pessoas que procurem cultivar formas de discurso e expressão que façam apelo às aspirações mais nobres de quem está envolvido no processo de comunicação. Tal diálogo e debate podem florescer e crescer mesmo quando se conversa e toma a sério aqueles que têm ideias diferentes das nossas. «Constatada a diversidade cultural, é preciso fazer com que as pessoas não só aceitem a existência da cultura do outro, mas aspirem também a receber um enriquecimento da mesma e a dar-lhe aquilo que se possui de bem, de verdade e de beleza» (Discurso no Encontro com o mundo da cultura, Belém, Lisboa, 12 de Maio de 2010).
O desafio, que as redes sociais têm de enfrentar, é o de serem verdadeiramente abrangentes: então beneficiarão da plena participação dos fiéis que desejam partilhar a Mensagem de Jesus e os valores da dignidade humana que a sua doutrina promove. Na realidade, os fiéis dão-se conta cada vez mais de que, se a Boa Nova não for dada a conhecer também no ambiente digital, poderá ficar fora do alcance da experiência de muitos que consideram importante este espaço existencial. O ambiente digital não é um mundo paralelo ou puramente virtual, mas faz parte da realidade quotidiana de muitas pessoas, especialmente dos mais jovens. As redes sociais são o fruto da interacção humana, mas, por sua vez, dão formas novas às dinâmicas da comunicação que cria relações: por isso uma solícita compreensão por este ambiente é o pré-requisito para uma presença significativa dentro do mesmo.
A capacidade de utilizar as novas linguagens requer-se não tanto para estar em sintonia com os tempos, como sobretudo para permitir que a riqueza infinita do Evangelho encontre formas de expressão que sejam capazes de alcançar a mente e o coração de todos. No ambiente digital, a palavra escrita aparece muitas vezes acompanhada por imagens e sons. Uma comunicação eficaz, como as parábolas de Jesus, necessita do envolvimento da imaginação e da sensibilidade afectiva daqueles que queremos convidar para um encontro com o mistério do amor de Deus. Aliás sabemos que a tradição cristã sempre foi rica de sinais e símbolos: penso, por exemplo, na cruz, nos ícones, nas imagens da Virgem Maria, no presépio, nos vitrais e nos quadros das igrejas. Uma parte consistente do património artístico da humanidade foi realizado por artistas e músicos que procuraram exprimir as verdades da fé.
A autenticidade dos fiéis, nas redes sociais, é posta em evidência pela partilha da fonte profunda da sua esperança e da sua alegria: a fé em Deus, rico de misericórdia e amor, revelado em Jesus Cristo. Tal partilha consiste não apenas na expressão de fé explícita, mas também no testemunho, isto é, no modo como se comunicam «escolhas, preferências, juízos que sejam profundamente coerentes com o Evangelho, mesmo quando não se fala explicitamente dele» (Mensagem para o Dia Mundial das Comunicações Sociais de 2011). Um modo particularmente significativo de dar testemunho é a vontade de se doar a si mesmo aos outros através da disponibilidade para se deixar envolver, pacientemente e com respeito, nas suas questões e nas suas dúvidas, no caminho de busca da verdade e do sentido da existência humana. A aparição nas redes sociais do diálogo acerca da fé e do acreditar confirma a importância e a relevância da religião no debate público e social.
Para aqueles que acolheram de coração aberto o dom da fé, a resposta mais radical às questões do homem sobre o amor, a verdade e o sentido da vida – questões estas que não estão de modo algum ausentes das redes sociais – encontra-se na pessoa de Jesus Cristo. É natural que a pessoa que possui a fé deseje, com respeito e tacto, partilhá-la com aqueles que encontra no ambiente digital. Entretanto, se a nossa partilha do Evangelho é capaz de dar bons frutos, fá-lo em última análise pela força que a própria Palavra de Deus tem de tocar os corações, e não tanto por qualquer esforço nosso. A confiança no poder da acção de Deus deve ser sempre superior a toda e qualquer segurança que possamos colocar na utilização dos recursos humanos. Mesmo no ambiente digital, onde é fácil que se ergam vozes de tons demasiado acesos e conflituosos e onde, por vezes, há o risco de que o sensacionalismo prevaleça, somos chamados a um cuidadoso discernimento. A propósito, recordemo-nos de que Elias reconheceu a voz de Deus não no vento impetuoso e forte, nem no tremor de terra ou no fogo, mas no «murmúrio de uma brisa suave» (1 Rs 19, 11-12). Devemos confiar no facto de que os anseios fundamentais que a pessoa humana tem de amar e ser amada, de encontrar um significado e verdade que o próprio Deus colocou no coração do ser humano, permanecem também nos homens e mulheres do nosso tempo abertos, sempre e em todo o caso, para aquilo que o Beato Cardeal Newman chamava a «luz gentil» da fé.
As redes sociais, para além de instrumento de evangelização, podem ser um factor de desenvolvimento humano. Por exemplo, em alguns contextos geográficos e culturais onde os cristãos se sentem isolados, as redes sociais podem reforçar o sentido da sua unidade efectiva com a comunidade universal dos fiéis. As redes facilitam a partilha dos recursos espirituais e litúrgicos, tornando as pessoas capazes de rezar com um revigorado sentido de proximidade àqueles que professam a sua fé. O envolvimento autêntico e interactivo com as questões e as dúvidas daqueles que estão longe da fé, deve-nos fazer sentir a necessidade de alimentar, através da oração e da reflexão, a nossa fé na presença de Deus e também a nossa caridade operante: «Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, sou como um bronze que soa ou um címbalo que retine» (1 Cor 13, 1).
No ambiente digital, existem redes sociais que oferecem ao homem actual oportunidades de oração, meditação ou partilha da Palavra de Deus. Mas estas redes podem também abrir as portas a outras dimensões da fé. Na realidade, muitas pessoas estão a descobrir – graças precisamente a um contacto inicial feito on line – a importância do encontro directo, de experiências de comunidade ou mesmo de peregrinação, que são elementos sempre importantes no caminho da fé. Procurando tornar o Evangelho presente no ambiente digital, podemos convidar as pessoas a viverem encontros de oração ou celebrações litúrgicas em lugares concretos como igrejas ou capelas. Não deveria haver falta de coerência ou unidade entre a expressão da nossa fé e o nosso testemunho do Evangelho na realidade onde somos chamados a viver, seja ela física ou digital. Sempre e de qualquer modo que nos encontremos com os outros, somos chamados a dar a conhecer o amor de Deus até aos confins da terra.
Enquanto de coração vos abençoo a todos, peço ao Espírito de Deus que sempre vos acompanhe e ilumine para poderdes ser verdadeiramente arautos e testemunhas do Evangelho. «Ide pelo mundo inteiro, proclamai o Evangelho a toda a criatura» (Mc 16, 15).
Vaticano, 24 de Janeiro – Festa de São Francisco de Sales – do ano 2013.
BENEDICTUS PP. XVI
© Copyright 2013 - Libreria Editrice Vaticana
↧
Creio ilustrado e para colorir
↧
Oração para colorir
↧
↧
Corpus Christi - Atividades
Traduzido do blog: El Rincón de Las Melli
Lucas 9, 11-17
11. Logo que a multidão o soube, o foi seguindo; Jesus recebeu-os e falava-lhes do Reino de Deus. Restabelecia também a saúde dos doentes.
12. Ora, o dia começava a declinar e os Doze foram dizer-lhe: Despede as turbas, para que vão pelas aldeias e sítios da vizinhança e procurem alimento e hospedagem, porque aqui estamos num lugar deserto.
13. Jesus replicou-lhes: Dai-lhes vós mesmos de comer. Retrucaram eles: Não temos mais do que cinco pães e dois peixes, a menos que nós mesmos vamos e compremos mantimentos para todo este povo.
14. (Pois eram quase cinco mil homens.) Jesus disse aos discípulos: Mandai-os sentar, divididos em grupos de cinqüenta.
15. Assim o fizeram e todos se assentaram.
16. Então Jesus tomou os cinco pães e os dois peixes, levantou os olhos ao céu, abençoou-os, partiu-os e deu-os a seus discípulos, para que os servissem ao povo.
17. E todos comeram e ficaram fartos. Do que sobrou recolheram ainda doze cestos de pedaços.
↧
A fé é a chave que move a mão de Deus
Tema: A fé é a chave que move a mão de Deus
Material: Um chaveiro com várias chaves
Palavra:Ao ouvir isso, Jesus ficou impressionado e, voltando-se para a multidão que o seguia, disse: -Eu lhe digo, nem mesmo em Israel encontrei tamanha fé. Ao voltar para casa, encontrou o servo curado. (Lucas 07,09-10)
Existem chaves de todas as formas e tamanhos. Eu tenho muitas chaves no meu chaveiro. Há uma chave para a porta de entrada da minha casa e outra para a porta que vai para o meu quintal. Eu tenho a chave do meu carro, do escritório onde eu trabalho e outra para abrir o armário onde guardo papéis importantes.
Muitos de nós usamos chaves todos os dias, mas hoje vamos falar sobre uma chave que pode ser que nunca tenhamos pensado. Estou falando da chave chamada FÉ. A fé não é uma chave que é feita de metal como estas chaves que estão no meu chaveiro, mas é a chave mais importante que podemos ter, é a chave pela qual Deus pode manifestar o seu poder em nossas vidas. A Palavra de hoje nos fala de um homem que usou a chave da sua fé para curar uma pessoa que ele amava.
Um dia, Jesus estava em uma cidade chamada Cafarnaum. Havia aí um oficial romano que tinha um empregado, a quem estimava muito. O empregado estava doente, a ponto de morrer. O oficial ouviu falar de Jesus, e enviou alguns anciãos dos judeus, para pedir a Jesus que fosse salvar o empregado. Os homens chegaram ao local onde Jesus estava, e pediram-lhe com insistência para curar o servo do centurião, Jesus pôs-se a caminho com eles.
Porém, quando já estavam perto da casa, o oficial mandou outros homens para dizer a Jesus: "Não se dê ao trabalho, pois não sou digno de que entres em minha casa, nem sequer me atrevi a ir pessoalmente ao teu encontro. Mas basta dizer uma palavra e meu servo ficará curado..."
Ao ouvir isso, Jesus ficou admirado. Ele olhou para a multidão que o seguia e disse: "Eu não vi fé assim nem mesmo em Israel!" Os amigos do oficial voltaram para a casa do centurião, e encontraram o escravo completamente saudável.
Como a fé do centurião nessa história, a nossa fé pode manifestar o poder de Deus em nossas vidas. Deus é tão grande, tão forte e poderoso, não há nada que Ele não pode fazer por você e por mim! Que Deus nos ajude a lembrar que não importa os obstáculos que enfrentamos, a nossa fé Nele é a chave que abre o seu grande poder.
Atividades:
Atividades:
Para colorir:
Atividade:
Faça chaves de aproximadamente 20cm a 30cm em cartolina ou papel color set. Entregue para as crianças enfeitarem com cola colorida, lápis de cor, giz de cera, etc. Incentive-as a escreverem a palavra FÉ e outras palavras que falam do poder de Deus - Forte, poderoso, maravilhoso, grande, amoroso, redentor (salvador), onipotente (Ele pode tudo, para Ele não é impossível), etc.
Molde de chave:
↧
As 12 promessas do Sagrado Coração de Jesus
Nosso Senhor apareceu a Santa Margarida Maria e lhe mostrou o Seu Sagrado Coração em chamas de amor por toda a humanidade. Ele reclamou que muitas pessoas o amavam muito pouco. Ele disse a ela para dar a conhecer seu grande amor e difundir a devoção ao Sagrado Coração de Jesus. Ele sabe que se as pessoas pensassem mais sobre o Seu Coração consumido de amor e misericórdia, elas se amariam mais. Abaixo estão as doze promessas que Jesus fez para aquelas almas dedicadas ao Sagrado Coração de Jesus. Leia-as e você vai ficar impressionado com imenso amor de Deus por você!
↧
Encontro Estadual "A Cura Interior na Criança"
Está chegando o segundo encontro estadual do Ministério para Crianças neste ano de 2013, ano da FÉ! Dessa vez vamos nos aprofundar sobre a A CURA INTERIOR NA CRIANÇA e nos encontraremos na Diocese de Araçatuba, em Birigui!
O encontro será ministrado pela psicóloga Lucimara Duarte e pela coordenadora estadual do MC, Ana Paula Speri. Eu vou!!! E você, está esperando o que?!?!
LOCAL: Centro Pastoral da Paróquia Imaculada Conceição (antigo seminário)
Rua Pe. Geraldo Goseling, 344 - Bairro N. Sª de Fátima - Birigui / SP
INSCRIÇÕES E INFORMAÇÕES:
· Via depósito bancário para Tamio Oseko
Banco Santander - Ag. 3750 - C/C 01075595-3
· Com Viviana pelos telefones (18) 3644-6255 (horário comercial) ou 9145-2012 ou com Tamio pelo telefone (18) 3642-8346
· Confirmar a inscrição pelo e-mail viviana.rafaela@hotmail.com ou pelo fax (18) 3644-6268, confirmando o recebimento.
VALORES:
Até 14/06 R$ 35,00 e após esta data e no dia do encontro R$ 45,00
VAGAS LIMITADAS PARA 200 PESSOAS
ESSENCIAL: levar colchonete, roupas de cama/banho e UM BRINQUEDO
Imprima a ficha de inscrição em PDF clicando AQUI
Instruções:
Após abrir a janela com a ficha de inscrição, siga com o mouse sobre a tela para localizar os ícones "impressora" para imprimir ou "download" para salvar em seu computador.
Após abrir a janela com a ficha de inscrição, siga com o mouse sobre a tela para localizar os ícones "impressora" para imprimir ou "download" para salvar em seu computador.
Se houver alguma dificuldade, solicite a ficha de inscrição pelo e-mail: viviana.rafaela@hotmail.com
↧
↧
Sagrado Coração de Jesus e Imaculado Coração de Maria
Hoje, primeira sexta-feira do mês de junho, celebramos o dia
do Sagrado Coração de Jesus e amanhã, primeiro sábado,
o dia do Imaculado Coração de Maria.
(Clique sobre as imagens para aumentá-las e copiá-las)
Postado originalmente em: http://jugandomeacercoamaria.blogspot.com.br/
↧
Hyde Flávia - Pregação Ministério para Crianças
↧
Jogo da memória
Instruções:
1. Imprima a folha 2 vezes para que cada criança tenha 2 desenhos iguais.
2. Cole a folha numa cartolina ou papel cartão para que fique mais firme e não dê para ver a figura do lado avesso.
3. Deixe que as crianças recortem os quadradinhos (antes elas podem colorir os desenhos).
4. Pronto! Agora é só brincar!
-------------------------------------------------------------
REGRAS DO JOGO DA MEMÓRIA
1- EMBARALHAR AS PEÇAS
2- ORGANIZAR AS PEÇAS, COM OS DESENHOS VIRADOS PARA BAIXO, EM FILEIRAS COM A MESMA QUANTIDADE.
3- DECIDIR A ORDEM DE CADA JOGADOR.
4- O JOGADOR LEVANTA DUAS PEÇAS DE MODO QUE TODOS OS OUTROS POSSAM VISUALIZAR.
5- QUANDO LEVANTAR PEÇAS IGUAIS O JOGADOR FORMA UM PAR E FICA COM ELE.
6- QUANDO FORMA UM PAR O JOGADOR TEM DIREITO DE JOGAR OUTRA VEZ.
7- QUANDO NÃO CONSEGUE LEVANTAR PEÇAS IGUAIS O JOGADOR DEVE COLOCÁ-LAS NA POSIÇÃO ORIGINAL.
8- GANHA O JOGO QUEM CONSEGUIR FORMAR MAIS PARES.
Desenhos de Las Melli: http://elrincondelasmelli.blogspot.com.br/
↧
Armadura do Cristão
Armadura do Cristão em feltro
Cinto da verdade, couraça da justiça, calçados da prontidão, escudo da fé, capacete da salvação e espada do Espírito destacáveis, com velcro, para colocar conforme for pregando sobre a armadura. 35x25cm aproximadamente.
↧
↧
Luva do Querigma
R$ 25,00
Para quem quer saber mais sobre o Querigma das Cores que usamos no Ministério para Crianças da Renovação Carismática Católica, aqui tem uma rápida explicação:
↧
2º Festival de Música Infantil do Ministério para Crianças
REGULAMENTO:
Art. 1 - INSCRIÇÃO
A inscrição para fase eliminatória do 2º Festival de Música Infantil serão realizada até o dia 20 de julho de 2013 através do e-mail: tati.jardim@hotmail.com
- Envie o(s) nome(s) do(s) compositor(es), a letra da música, cifra e gravação em áudio comum (de preferência em MP3);
- As músicas devem ser inscritas em uma das categorias: "música de animação" ou "música de oração";
- Cada participante pode inscrever quantas músicas desejar;
- Não há custo de inscrição.
Art. 2 - SELEÇÃO
- As músicas selecionadas serão divulgadas no dia 05 de agosto de 2013 no site da RCC Brasil: rccbrasil.org.br;
- A comissão de seleção será formada por Tatiane Jardim, licenciada em música, compositora e coordenadora do Projeto Pescador Kids; Eduardo Jardim, músico, produtor, proprietário do Estúdio Bless e integrante da Comunidade Pescadores; Luiz Augusto Lourenço, compositor e integrante da Turminha Coração de Criança e Hyde Flávia, coordenadora nacional do Ministério para Crianças da RCC.
Art 3 - COMPOSIÇÕES
- As composições deverão ser inéditas e originais, tanto na parte musical como nos versos. Entende-se por inédita a música que não tenha sido distribuída comercialmente e lançada por gravadora com selo e registro no ECAD. E como original, a que não contiver plágio, adaptação ou citação poética e musical de outro autor ou compositor.
- Não existem restrições a gêneros musicais.
Art. 4 - APRESENTAÇÃO
- As músicas serão apresentadas no dia 07 de setembro de 2013, em Brasília - DF, durante o 9º Encontro Nacional de Evangelizadores de Crianças;
- As interpretações poderão ser realizadas por um ou mais participantes e caso o compositor não tiver ninguém que o acompanhe, poderá pedir, no ato da inscrição, um músico acompanhante;
- Além da aparelhagem de som, estará à disposição uma bateria;
- Se o intérprete não comparecer no dia da apresentação estará automaticamente desclassificado;
- A ordem de apresentação das músicas fica a critério da Comissão organizadora.
Art. 5 - JÚRI
- A Comissão Julgadora será formada por músicos, cantores, compositores e pessoas com experiência na evangelização infantil;
- Das decisões do júri não cabem qualquer recurso;
- Serão avaliados não só a composição musical, mas também o desempenho no momento da apresentação.
Art. 6 - PREMIAÇÃO
- Os três primeiros colocados de cada categoria ("música de animação" e "música de oração") serão premiados com a produção de suas composições no Estúdio Bless, em Londrina - PR. Cada grupo ficará responsável pela gravação da voz de cada canção em sua cidade de origem para enviar para o estúdio para mixagem e masterização. Caso o grupo não tenha condições de gravar a voz da música, será providenciada a gravação da voz de acordo com o que o Estúdio Bless achar conveniente;
- As gravações serão disponibilizadas no site da RCC Brasil em áudio para que possam ser baixadas via internet;
- As produções completas serão disponibilizadas no mês de dezembro de 2013.
↧
ENCONTRO DE FORMAÇÃO DO MINISTÉRIO PARA CRIANÇAS
PREGAÇÕES:
* Identidade da Renovação Carismática Católica
* Eis a vitória quer vence o mundo: a nossa fé.
* Ministério para Crianças
* Grupo de Oração Infantil passo a passo
* Querigma das cores
* Como pregar a Palavrinhas de diversas maneiras
ATIVIDADES, COROINHA DO MENINO JESUS, ADORAÇÃO A JESUS EUCARÍSTICO, GRUPO DE ORAÇÃO INFANTIL, MISSA, EFUSÃO DO ESPÍRITO SANTO E MUITAS, MUITAS GRAÇAS E BENÇÃOS!!!
Data: 06 e 07 de julho
Local: Colégio Cooperativo (próximo a Igreja matriz de S. Sebastião), em Porto Ferreira
Informações e inscrições: Escritório da RCC Limeira - (19) 3441.5329 ramal 210 ou pelo e-mail contatorcclimeira@hotmail.com
Valor: R$ 30,00 (incluído refeições e acomodação)
* Levar colchonete e roupa de cama
QUEM PODE PARTICIPAR????
Servos de grupos de oração, catequistas, infância missionária, pastoral da criança, psicólogos, professores, pais, padrinhos...
↧