Quantcast
Channel: Tia Paula
Viewing all 953 articles
Browse latest View live

Nota

$
0
0
A Palavra de Deus nos fala:

"Não se vendem dois pardais por alguns trocados? No entanto, nenhum deles cai no chão sem o consentimento do Pai de vocês.
Quanto a vocês, até os cabelos da cabeça estão todos contados. Não tenham medo! Vocês valem mais do que muitos pardais." Mateus 10, 29-30
Nada acontece sem a permissão do nosso Pai!
Devido a alguns imprevistos não poderei participar da Evangelização Infantil que acontecerá neste final de semana em Jequié/BA, mas creio de todo meu coração, de toda minha alma e todo meu entendimento que a graça de Deus será derramada sem medida na vida de cada uma das crianças que estarão presentes na Paróquia Cristo Rei, pois foi vontade Dele que assim acontecesse. Estarei em oração por todos, nos encontraremos na Eucaristia!

Que o Divino Menino Jesus nos abençoe! Que a Mãezinha do Céu nos proteja com seu manto e sua intercessão! Amém!

Carinhosamente,

Tia Paula 

Semana das Crianças: Como organizar o Ministério para Crianças?

$
0
0
O Ministério para Crianças acontece a partir do Grupo de Oração para Crianças (GOC). A coordenação do GOC deve estar em unidade com a coordenação do GO de adultos e com a coordenação do Ministério diocesana, estadual e nacional, facilitando assim a orientação, formação e realização de projetos.
Para servir no Ministério para as Crianças só é necessário se sentir chamado. Informações sobre a estrutura do GOC, a evangelização, o evangelizador, a criança e material de apoio já estão disponíveis na Apostila 1 do Módulo Básico do Ministério para Crianças (Adquira aqui). Cursos de formação também são oferecidos em instância diocesana, estadual, nacional. 
Na página 39 desta mesma Apostila, temos o Modelo de Projeto de Estruturação do Ministério para as Crianças na Comunidade que tem como objetivo esclarecer o que é o GOC para ser apresentado ao coordenador do GO adulto, ou ao Pároc,o caso não conheçam. Após a formalização do serviço a ser desenvolvido no GOC, é hora de formar equipe de servos. Reunir a equipe para oração, divisão de tarefas e preparação das atividades.
altPreparando o ambiente para acolher as crianças
São quatro os espaços necessários para acolher os pequeninos. Os dois primeiros espaços ficam dentro do local onde acontece o GO de adulto. Escolher um espaço seguro e limpo, onde os bebês e seus pais serão acolhidos. Para os pais cuidarem de seus filhos, ofereceremos um trocador (fraldário) e se o bebê dormir, colchonetes. O segundo espaço é um cercadinho, ao lado de onde os pais deverão ficar assentados. Neste, os servos do Ministério para as Crianças evangelizam através de historinhas, cantigas de roda, desenhos, pinturas, brinquedos. Para este serviço, dois ou três servos são o suficiente. Atenção: Não é permitido aos servos alimentar, trocar fralda, ficar com a criança o tempo todo no colo, pois sua missão é apenas evangelizar.

Os dois outros espaços serão para atender as crianças acima de quatro anos e os “adoleSantos” (modo como o Ministério chama os adolescentes). Como nesta idade as crianças não estranham o local e o distanciamento dos pais, estes espaços serão anexos ao GO adulto evitando ao máximo que o barulho de um atrapalhe o outro. O GOC desenvolve-se como se encontra na página 41 da Apostila 1.  O tema a ser desenvolvido nos GOC serão os mesmos do GO adulto adaptado para a linguagem de cada idade.
altO Ministério para as Crianças entende que a criança é capaz de receber e transmitir a fé, por isso as atividades de oficina, as dinâmicas realizadas no GOC, serão para fixar o tema e preparar a criança para ser uma evangelizadora e não uma simples forma de ocupar seu tempo dando-lhe papel e lápis para colorir. A partilha da Palavra e o uso da Bíblia se aplica a todas as idades, principalmente, aos “adoleSantos” que formarão equipes de pregadores, animadores, intercessores, música, teatro, acolhida, entre outras.
Uma coisa muito importante, o GOC é para as crianças, elas devem pregar, animar, acolher... Os adultos devem dar espaço à medida em que as crianças vão sendo formadas para estes fins. Atenção: O GOC não pode ficar sob a responsabilidade de crianças, elas não podem responder por imprevistos ocorridos. A presença de adultos é imprescindível.
altOs GOC devem ser inscritos no SAVIC no Portal da RCC com o nome do Grupo, nome do coordenador e endereço onde se reúne. O coordenador diocesano deverá visitar os GOC e reunir com seus coordenadores para formação, partilha, planejamento e avaliação dos trabalhos realizados.
Já o coordenador estadual deverá visitar as dioceses e manter contato mensal para formação, partilha, planejamento e avaliação dos trabalhos realizados em cada diocese. De dois em dois anos, deverá promover o EEEC (Encontro Estadual de Evangelizadores de Crianças) com workshops, apresentação de trabalhos de evangelização das dioceses e participar do ENEC (Encontro Nacional de Evangelizadores de Crianças) levando trabalhos de seu estado.
Sonho para o Jubileu de ouro da RCC
Em 2017, quando a RCC completar seus 50 anos, o Ministério para as Crianças da RCC do Brasil quer dar de presente ao Menino Jesus um Grupo de Oração para Crianças em cada Grupo de Oração adulto. Você aceita esse desafio? Sigamos juntos na missão de evangelizar nossas crianças!
FONTE: RCCBRASIL

Semana das Crianças: Brincadeiras a serviço da evangelização

$
0
0
alt Quando falamos de dinâmicas nos reportamos ao brincar. A brincadeira ocorre primeiramente no plano da imaginação, entretanto para que isto aconteça é preciso apropriar-se de elementos da realidade atribuindo significados. Isto ocorre por meio da articulação entre a imaginação e a imitação da realidade. A brincadeira é uma imitação transformada, no plano das emoções e das ideias, de uma realidade vivenciada anteriormente.
Quando brinca, a criança recria e repensa a sua realidade e ou ações “acontecidas” sabendo que estão brincando. Por meio das brincadeiras, podemos observar e constituir uma visão total da criança, de suas individualidades, assim como a utilização de recursos afetivos e sociais utilizados pela criança. Através do brincar e com o auxílio do evangelizador, a criança elabora de forma pessoal e independente, suas emoções, sentimentos, conhecimentos e regras sociais.
Segundo Elias (2008, Módulo Serviço Apostila: Ministério para as Crianças): "O brincar é uma atividade que deve ser levado a sério. O brincar está para a criança assim como a fala está para o adulto. O brincar é meio eficaz para a estruturação do conhecimento, da afetividade, e da espiritualidade do ser humano. Todas estas dimensões são existentes na criança, o que deve nos levar à consciência de que a infância não é uma lacuna no processo de desenvolvimento.” (Elias 2008, p.37)
Segundo o autor, brincar é uma forma de a criança contar algo de seu mundo interior. Devemos com sensibilidade observar, escutar e decodificar, para inferir nas dificuldades emocionais e de socialização apresentadas pela criança, pois brincar é um meio que a criança utiliza de recursos internos e externos, construindo consciência do mundo que o cerca. É uma atividade que transporta tudo que há em sua volta para a fantasia, portanto não é um passatempo.

Quando ela nasce não tem consciência de mundo, do outro, e dela própria, mas é capaz de descobrir se houver quem lhe apresente, neste sentido o outro sempre se fará necessário.
Hyde Flávia (2008) define 4 características que a criança apresenta ao brincar:
  • Brincar é uma linguagem da criança;
  • Ao brincar a criança passa de passivo a ativo, é criativo gerando saúde emocional;
  • Aumenta a capacidade intelectual, é o início da aprendizagem;
  • O brincar faz tomar consciência de si e do outro, promovendo a socialização.
Para a criança, o brincar é sério, importante, ela investe emocionalmente, ressignifica algo do mundo externo e coloca a serviço de seu desejo através da fantasia. A brincadeira no Ministério para crianças é utilizada não como pretexto, mas sim como contexto, ou seja, a mesma está relacionada ao tema que será desenvolvido.
- PRETEXTO: utilizar a brincadeira como forma de somente diversão ou ocupar o tempo, simplesmente divertir-se, não que isto não seja benéfico, mas a brincadeira pode alcançar objetivos mais amplos;
- CONTEXTO: as brincadeiras estão relacionadas ao tema gerador, apresentar a proposta do plano de Deus por meio de brincadeiras coletivas, das cantigas de roda e jogos cooperativos, brincar é comunicar-se.


DEZ MANDAMENTOS DO FACILITADOR DE JOGOS
alt1. Todos são iguais;
2.  Todos devem participar, com oportunidades e responsabilidades iguais. Por isso, para maior proveito pessoal e grupal, ninguém deve recusar tarefas;
3.  Não expor as pessoas, declarar “guerra” ao medo do ridículo e ao medo de errar; afinal, tudo é aprendizagem;
4.  Durante os momentos de reflexão, ressalte os aspectos positivos. Eles sempre existem;
5.  Em grupo, fale o suficientemente claro e alto para que todos possam ouvi-lo e entendê-lo. Seja simples e objetivo;
6.  Todos merecem ser ouvidos. Evite conversas paralelas;
7.  Respeite e aproveite opiniões diferentes como fatos enriquecedores do grupo;
8.  Antes de responder, saiba ouvir;
9.  Evite formas sutis de influenciar opiniões alheias ou de “manipular” o silêncio dos inibidos;
10. Coloque seu coração em tudo o que for fazer.

ALGUNS TOQUES NA PREPARAÇÃO E APLICAÇÃO DOS JOGOS:
  • Conhecer as necessidades do grupo, idade e número de pessoas, contexto e opiniões;
  • Conhecer todos os passos do jogo para aplicá-lo com segurança;
  • Ter clareza de onde se quer chegar, do objetivo e da função do jogo dentro do processo de evangelização;
  • Reconhecer que este recurso é importante e deve ser levado a sério; portanto, não basta aplicar o jogo sem trabalhar o conteúdo bíblico/catequético proposto;
  • Certificar-se que todo o recurso necessário está disponível;
  • Possibilitar clima de espontaneidade, perceber o nível de relações e entendimento do grupo;
  • Procurar envolver todos os participantes do grupo nos jogos, manter o bom humor, a alegria e a simpatia para com todos;
  • Disciplinar dentro da liberdade do jogo: fazer respeitar as regras, exigir honestidade, ser justo e ter equilíbrio entre as equipes.
  • Saber o momento de parar a atividade. Dentro do contexto bíblico/catequético, o foco é a COOPERAÇÃO e não a COMPETIÇÃO. Quando perceber que os integrantes estão exaltados, somente querendo “ganhar”, é hora de encerrar, mudar os grupos e “acalmar a tempestade”. Essa é uma boa oportunidade para ensinar princípios bíblicos, de vitória e derrota, contentamento e consideração mútua (Filipenses 2,3-4); por outro lado, cuidado para que o jogo não morra por falta de interesse.
  • É importante evitar esgotamentos físicos e situações bruscas que possam levar alguém a se machucar ou a constrangimentos;
  • Valorizar os sentimentos e as reações de cada um.
(Fonte: Bellini. Rogério: Jogos & Brincadeiras para a catequese. Paulus. 2010).

FONTE: RCCBRASIL

Semana das Crianças: Evangelização através das Idades

$
0
0
Evangelizadores, pais, cuidadores, normalmente apresentam dificuldades relacionadas à idade correta de iniciar a evangelização. Para discorrer sobre este assunto, utilizaremos o material produzido por Hyde Flávia, coordenadora Nacional do Ministério para Crianças,Querigma das Idades lançado pela Editora RCCBRASIL.
Segundo a autora, não existe uma idade correta para começar a evangelização. A Igreja Católica, na cerimônia do Matrimônio, reza pedindo a Deus que abençoe os filhos que nascerem daquela união. Ao dizer o sim, o casal diz sim ao plano de Amor de Deus, um reino de paz, alegria, fidelidade, e bondade. Momento em que rezamos por esta família, pedindo a Deus que manifeste seu Amor “livrando-nos de todos os males” e que “venha a nós o vosso Reino”, assim sendo, estamos preparando um terreno fértil onde Deus poderá plantar muito amor.

Gestação e nascimento
No início da gestação, o bebê percebe sons, sensações e toques. Em Lucas 1,44 João Batista estremeceu de alegria no ventre de sua mãe Isabel na presença de Jesus e de Maria. Por isto, os casais grávidos deverão sempre que possível “apresentar” Jesus ao bebê que está no ventre, conversando com ele, dizendo do grande amor que Deus tem pelo bebê; que não foi nem o papai e nem a mamãe que chamaram o bebê para vir a este mundo, mas o próprio Deus; que Deus o ama tanto que já preparou tudo aqui fora da barriga da mamãe. Podemos pedir a Deus que abençoe a criança que vai ou que está sendo gerada, que a luz plena envolva cumulando seu coraçãozinho de dons e louvor ao seu nome.
Os pais também devem preparar o neném para o momento da separação da mãe: o nascimento. A criança sentirá segurança se souber dos pais o que é nascer para a vida e como ela é querida e esperada. Agora serão muitos para cuidar. O mais importante é passar a experiência de confiança em Deus. Os pais podem dizer: “Filho(a), Papai do Céu ama você, o papai e a mamãe podem até errar ou faltar com você, mas o Papai do Céu nunca o abandonará.
Sugerimos que os pais também façam a Celebração da Vida (Apostila de Serviço Ministério para Crianças). Nesta celebração, juntamente com familiares e amigos, apresentamos a criança a Jesus e à Maria, antes do nascimento. Experiência maravilhosa que o Ministério para Crianças realiza por todo o país.
Para evangelizar a criança é preciso levar em conta seu desenvolvimento (ver quadro “O Desenvolvimento Emocional e Espiritual da Criança”, Apostila de Serviço do Ministério). De um modo geral, para todas as fases é preciso amor nas atitudes, paciência para acompanhar o desenvolvimento, aceitação da criança e compreensão de sua posição frente ao evangelizador e aos demais, a si mesma e a Deus. A criança precisa do amor e da verdade que Deus ensina a você evangelizador. Este recurso é fundamental para que não as empeçais de chegar a Ele.
- De 0 a 3 anos
Até um 1 ano e meio, Hyde denomina a idade do bebê em idade da graça. O evangelizador deve tocar, brincar, amar com os olhos, as mãos e com as palavras. Nossa Senhora é o grande modelo para todos nós, lembramos que a relação maior do bebê nesta fase é com a mãe. Ao dar banho e dar de beber à criança, pode lembrá-la de seu batismo e que Jesus é fonte de Água Viva. Utilizar sempre de uma vela quando orar explicando que Jesus é a luz do mundo. A descoberta de si mesmo e o controle das fezes e urina deve ser feito lembrando como é rico Deus que nos criou.  A criança nesta idade não tem noção de certo e errado. A repetição de coisas erradas que já ensinamos a ela nunca deve ser vista como pirraça, mas sim como limitação.
De um ano e meio a três anos a criança está na idade do egocentrismo. Sua relação que antes era a mãe, agora se amplia também ao pai. O evangelizador deve respeitar a criança que nesta idade só sabe dizer “eu”, “meu”, e não gosta de dividir as coisas com as outras crianças. Aos poucos, o evangelizador leva a criança a repartir como o Menininho Jesus. Ensinar a manusear a Bíblia lendo com o dedinho, falar e repetir pequenas orações e musiquinhas curtas com bastantes gestos. Falar do Papai do céu, da Mamãe do céu, do Anjinho da guarda.
O evangelizador deve brincar, contar historinhas, ensinar pequenas orações (da manhã, da noite, durante as refeições). Ensinar a contemplar a natureza imitando-a, observando-a, a louvar e a agradecer ao Papai do céu por tudo.
- De 4 a 9 anos
Com quatro a seis anos a relação da criança, que antes estava na presença dos pais, hoje se amplia para toda família. Os pequenos estão abertos ao conhecimento de Deus, agora têm noção do certo e do errado, do bem e do mal.
O evangelizador deve tomar cuidado para não deformar o rosto de Deus: Deus “vingador”, (castiga), Deus “Vai e Vem” (afasta-se triste quando faz algo errado), Deus “Dedo Duro” (vê tudo), Deus “Enciclopédia” (responde perguntas difíceis: Por que não tenho um irmãozinho? Por que a vovó morreu?...). O evangelizador precisa estar atento, denunciando estas “faces errôneas” de Deus apresentadas pelos adultos, ensinando a criança que Jesus é o maior amigo, que jamais abandona seus irmãozinhos, sejam eles bons ou maus.
Dos seis aos nove anos, a criança está na idade escolar (alfabetização). Sua relação agora se amplia para vizinhança e escola. Nesta fase, ela necessita e confia em Deus, reconhece o pecado (Idade da pré Eucaristia); idade ideal para formação religiosa.
O evangelizador deve instruir a criança a frequentar a catequese na Igreja. Usar de muitas brincadeiras. Começar o estudo da Palavra, retirando mensagem e ordem. Deve ser incentivada a evangelizar todos os coleguinhas da rua. Ensinar também o terço e as noções dos sacramentos e mandamentos.
- De 9 a 12 anos
Dos nove aos doze anos eles já sabem testemunhar sua fé. O evangelizador pode ensinar a retirar da Palavra mensagens, ordem, promessa e como aplicar em minha vida. Ensinar os mandamentos e os sacramentos. Já podem levar a Boa Nova aos coleguinhas incentivando-os a ajudarem na evangelização de outras crianças. Formá-los para pregarem a Palavra de Deus em temas específicos.
Dos doze acima. Jesus evangelizava aos doze anos, o evangelizador deve incentivar as crianças a prepararem um mundo para Jesus, dando de presente a Ele muitas crianças evangelizadas. Elas já podem e devem ajudar na evangelização de crianças menores, ensinando o estudo bíblico, a rezar a Coroinha do Menino Jesus, e outras orações, em qualquer lugar, na garagem, no quintal, na escola, onde estiverem.
Lembramos que em todas as fases utilizamos o anúncio querigmático e o testemunho pessoal a fim de que leve a uma conversão pessoal e uma mudança de vida (Conf. Documento de Aparecida, parágrafo 226).
SUGESTÃO DE MATERIAIS
Sugerimos também dinâmicas específicas de acordo com as idades. O evangelizador pode encontrá-las no material: QUERIGMA PARA AS IDADES: Ministério para as crianças RCCBRASIL. Para adquirir esse e outros materiais, clique aqui.

Formação em Campinas/SP

$
0
0
Dia 01 de novembro estarei fazendo uma formação em Campinas. Quem quiser participar pode fazer a inscrição na hora, será na Comunidade Jesus te ama com início às 8h e término às 18h. Levar lanche comunitário. Informações com Andrea Alves Reis.


Me desculpem!!!

$
0
0


Pessoal, tem vários e-mails e mensagens deixadas aqui que eu ainda não respondi, vou procurar fazer isso ainda essa semana!

S. José do Rio Preto e região!

$
0
0

Fanpage

$
0
0
Você que tem conta no Facebook, já curtiu minha página?


Então curte!



Um milhão de crianças rezando o Rosário

$
0
0
Conheça a campanha: “Um milhão de crianças rezando o Rosário pela união e a paz”.
Um milhão de crianças rezando o RosárioO Conselho Nacional dos Leigos da Venezuela (CNL) realizará, entre nos dias 17, 18 e 19 de Outubro de 2014, mais uma edição da campanha “Um milhão de crianças rezando o Rosário pela união e a paz”1. Trata-se de uma campanha anual, que este ano tem como lema a frase do Papa Francisco: “Levemos Deus ao mundo e o mundo a Deus”2, que ilumina esta jornada de oração. O Conselho Nacional dos Leigos na Venezuela é a organização da Igreja, criada pela Conferência Episcopal Venezuelana, responsável pelo programa “Um milhão de crianças rezando o Rosário pela união e a paz”. Este é um projeto de oração e de evangelização, que incentiva as crianças a se comunicarem com Deus, para aprofundar a fé, adorar, agradecer, pedir perdão pelos próprios pecados, dizer suas necessidades e pedir o Seu auxílio.
O objetivo desta campanha anual é incentivar as crianças e os jovens a rezarem o Terço e, dessa forma, aumentar a devoção e a proximidade com a Santíssima Virgem Maria. Além disso, a campanha visa promover a solidariedade fraterna através da oração, especialmente pelos mais necessitados. Neste ano, somos convidados a unir-nos nesta jornada de oração do Rosário, que se realizará dia 17 nos colégios; dia 18 nas paróquias; e dia 19 em família. Incentivemos as crianças a rezar o Rosário nestes dias, mas também a adquirir o hábito de rezar esta oração mariana todos os dias.

No dia 17, o Conselho Nacional dos Leigos da Venezuela convida as crianças a rezar o Santo Rosário em suas escolas, às 9:00 horas da manhã em horário local, na companhia dos colegas de sala e dos professores, tendo como principal intenção, a união e a paz no mundo; no dia 18, o Conselho pede que o Rosário seja meditado em nossas paróquias, também às 9:00 horas da manhã. Incentivemos as crianças a convidar seus amigos, colegas e todos de seu convívio social para este momento de oração. A principal intenção deste momento de oração também deve ser pela união e a paz no mundo; por fim, no dia 19, as crianças são chamadas a rezar o Santo Rosário em suas casas, com seus pais e familiares. Este momento acontecerá igualmente às 9:00 horas da manhã, com a mesma intenção principal, pela união e a paz no mundo, especialmente nas famílias. Este será um momento importante para reunir a família em torno da oração do Rosário.

Cartaz em português
A iniciativa do Conselho Nacional dos Leigos da Venezuela foi acolhida em vários países, nos cinco continentes, inclusive no Brasil. Em nosso país, a campanha “Um milhão de crianças rezando o Rosário pela união e a paz”, acontece no dia 18, também às 9:00 horas da manhã3. Sejamos criativos e incentivemos nossas crianças e jovens e rezar o Rosário, seja nos dias 17, 18 e 19 em comunhão com aquelas pessoas que participam da campanha de iniciativa do CNL, ou no dia 18, como na campanha promovida aqui no Brasil e em outras partes do mundo.
Assim, nos unamos para rezar o Rosário com as crianças e jovens nestes dias, em uma grande corrente de oração mundial pela união e pela paz, especialmente nestes dias, marcados pela divisão e pela violência. Convidamos as famílias, as escolas e as paróquias a unirem-se nesta valorosa jornada de oração pela união e a paz no mundo. Confiemos estas causas como intenções de nosso Rosário, como fez outrora São João Paulo II: “Hoje desejo confiar à eficácia desta oração, a causa pela paz no mundo e nas famílias”4. Com São Pio de Pietrelcina, acreditemos que o mundo pode tornar-se melhor pela oração de nossas crianças: “E pensar que se um milhão de crianças rezassem o Rosário o mundo mudaria”5. Nossa Senhora do Rosário, rogai por nós!
Materiais de divulgação:
Referências:
.

Atenção Vale do Paraíba!!!

$
0
0

Terço Querigmático com Clarinha e Pe. Luís Fernando

$
0
0

CUIDADO COM AS PALAVRAS!

$
0
0


Você vai precisar de:
- 4 potes iguais
- Cebola
- Limão
- Papel picado
- Balas (Suficiente para todas as crianças)

Coloque cada item em um pote e feche.
Pergunte às crianças:
"O que será que eu tenho aqui?"
Assim você usa a curiosidade delas a seu favor e elas lhe darão toda atenção

Comece a falar sobre o assunto:



Muitos cuidam da beleza e higiene da boca.
Passam batom, escovem os dentes...
Mas poucos se preocupam com o que SAI da boca!

Vejam estes potes...
Tão bonitos por fora!
Mas o que será que vai SAIR daqui?

*Abra o primeiro pote: LIMÃO!

Quem já chupou limão?
Como é o limão?
AZEDO!!!
Existem pessoas com PALAVRAS AZEDAS!
Já ouviu dizerem: "Ih... parece que chupou limão?"
A pessoa esta cheia de palavras azedas...
Reclamam de tudo, nunca agradecem, murmuram,
nunca elogiam, colocam defeito em tudo.
A Bíblia ensina a NÃO reclamar! (Filipenses 2, 14)
O que você faz quando sua mãe manda escovar os dentes?
Limpar o quarto? Tomar banho? Heim?

*Abra o segundo Pote: CEBOLA.
E agora?
O que uma cebola faz?
Já descascou uma? O que aconteceu?
Ela te fez CHORAR...
Muitos quando abrem a boca só fazem os outros chorar!!!
Dizendo: "Bem feito!"" Tô de mal de você!"
"Nunca mais vou ser seu amigo!"" Não divido!"
"Não empresto!""Eu tenho, você não tem!"

*Abra o terceiro pote: LIXO. (Papel picado, casca de lápis, etc.)
Quem aqui gosta de lixo?
Ninguém, né?
Mas tem muita gente com lixo saindo da boca
Palavras feias, sujas, músicas indecentes,
Xingamentos, palavrões...
A Bíblia diz que não devemos ter palavras assim em nossa boca!!
(Efésios 4,29 )

*Abra o quarto pote: BALAS.
O que a bala é?
Doce, gostosa, boa, dão sabor!!!
Nossas palavras devem ser assim!
DOCES, boas de se ouvir!
Palavras que animam, alegram, ajudam, consolam,
fortalecem, palavras que agradam a Deus

"Sejam agradáveis as palavras da minha boca
e a meditação do meu coração perante a tua face,
Senhor, Rocha minha e Redentor meu!"
(Salmos 18,14)

"Pois a boca fala do que há em abundância no coração" (Mateus 12,34)

Atenção Diocese de Lorena!!!

$
0
0

Recebi da Carla Renata, de Vila Velha/ES

$
0
0
"Tia Paula, a paz do Menino Jesus!

Passando para lhe agradecer por nos incentivar e nos proporcionar materiais maravilhosos. Tomei a liberdade de utilizar seu material que postou no blog: CUIDADO COM AS PALAVRAS! Como não tinha os potes e nem caixas e hoje é domingo, improvisei uns envelopes com os dizeres que você postou e ficou assim:

 


Mas além dos envelopes vou levar os itens: Limão, cebola, lixo e balas. "

Sorteio de um Kit Evangelização

$
0
0

Os evangelizadores infantis sabem que para evangelizar crianças é necessário muitos recursos áudio visuais. Nesse kit tem vários itens que vão auxiliar nessa missão!

Sorteio dia 23 de dezembro de 2014.

- 1 DVD e CD Fazendinha do Seu Noé
- 1 Bíblia caixa em E.V.A. com diversos personagens bíblicos
- 1 Querigma das Cores em E.V.A.
- 1 Pregação da Arara Vermelha
- 1 Pregação da Maça
- 1 História do Gato de Botas (Armadura do Cristão)
- 1 Pregação da Criação do Mundo em E.V.A.
- 1 Brinde Surpresa

Para participar é só clicar AQUI


MOBILIZAÇÃO NACIONAL DE ORAÇÃO - NOVEMBRO

$
0
0

"A paz do menininho Jesus. Não sei por onde começar... kkkk

É que já estamos em ritmo de natal e eu amo muito. O Menininho Jesus está a procura de um lar para nascer. Você deixa que seja em seu coração? Este mês vamos orar com fé e nos preparar para o natal. Vamos incentivar nossas crianças a esperar pelo Menininho Jesus. O grupinho de oração sugerido está lindo! Vamos deixar nossos corações como belos celeiros pra receber este que vai chegar trazendo vida, paz, esperança e muitoooo amor.
Como rezar? Gostaríamos de sugerir que iniciemos com o sinal da cruz, a oração do Creio em seguida invocar o Espírito Santo. Depois rezar o Terço Bizantino do Evangelizador em anexo, faça em seguida uma intercessão profética pelo Escritório Nacional, todos seus projetos (Missionário, Construção da Nossa Casa, Revista...); Conselhos Nacional, Estadual e Diocesanos com todos seus eventos e projetos, pelos Ministérios seus eventos e projetos e finalizando faça a oração que nos ensina Elena Guerra: “Senhor, faz que eu fale, agindo conforme teu Espírito: que as minhas palavras te glorifiquem e sejam úteis ao bem espiritual do meu próximo. Amém!” Seja sincero em suas orações. Interceda com fé meu irmão. 
Durante a intercessão anotem as palavras e as visualizações que forem saindo pra vocês, e no dia 13, que sucede ao dia da intercessão encaminhem para meu e-mail: danibio2007@yahoo.com.br faremos um único relatório do dia da Mobilização Nacional e encaminharei para Hyde que poderá repassá-lo ao Conselho Nacional. O mesmo Espírito habita e age em nós.

TABELA DE ORAÇÃO – para 12/11
(Como dia tem 24horas e somos 27 estados, os horários que nos foi nos pedido a oração do Creio Constantinopolitano e a hora da Misericórdia serão rezados por mais de um estado)
HORÁRIO ESTADO (S)
00:00-1:00 Rio Grande do Norte 
1:00-2:00 Bahia
2:00-3:00 Maranhão
3:00-4:00 Mato Grosso do Sul e Amapá
4:00-5:00 Goiás
5:00-6:00 Acre
6:00-7:00 Alagoas
7:00-8:00 Ceará
8:00-9:00 Pará
9:00-10:00 Pernambuco
10:00-11:00 Roraima 
11:00-12:00 Tocantins
12:00-13:00 Amazonas
13:00-14:00 Rio Grande do Sul
14:00-15:00 Espirito Santo
15:00-16:00 São Paulo e Minas Gerais
16:00-17:00 Sergipe
17:00-18:00 Distrito Federal e Mato Grosso
18:00-19:00 Paraná
19:00-20:00 Paraíba
20:00-21:00 Rio de Janeiro
21:00-22:00 Rondonia
22:00-23:00 Piauí
23:00-24:00 Santa Catarina

Amigos divulguem esse trabalho, coloquem nos blogs, facebooks...Vamos alcançar todos os servos de grupinhos de oração. Que o Espírito Santo nos dê coragem e unidade. Que o dia 12 de cada mês seja para aquecer o fogo que existe em cada um e para sustentar o fogo da Renovação Carismática Católica no Brasil." 

Dinâmica: Jesus nos purifica de todo pecado

$
0
0



Material:

- Iodo ou violeta genciana (ambos são encontrados em farmácias)
- Água sanitária
- Vasilhame transparente com água






Mostrando o vasilhame, fale que Deus nos criou com o coração limpinho, cheio de amor, de paz, de perdão... mas algo suja o nosso coração.

(Eu peguei um tubinho e coloquei iodo e um rótulo escrito: PECADO)






Pingue apenas algumas gotas de iodo perguntando para as crianças o que suja o nosso coração, deixe elas responderem (egoísmo, brigas, inveja, preguiça, gula...) e toda a aguá escurecerá (não pingue muitas gotas porque senão depois a água não volta a cor normal).






Pegue um paninho e fique limpando por fora dizendo: Eu até posso limpar POR FORA, mas... Por dentro continuará sujo!

Pergunte: Será que essa água poderá voltar a ser limpa como antes?
O que podemos fazer pra deixar nosso coração limpinho novamente, do jeitinho que Deus Paizinho criou?





(Peguei um tubinho com água sanitária com o rótulo: JESUS)

Somente uma pessoa pode limpar o nosso coração! Deus Paizinho, vendo que o pecado entrou no mundo pela desobediência de Adão e Eva, nos prometeu um Salvador! E Jesus veio ao mundo, morreu derramando todo seu sangue na cruz e ressuscitou ao terceiro dia para apagar todos os nossos pecados! Quando nos arrependemos e pedimos perdão pro Papai do Céu, nosso coração fica limpinho novamente, assim como essa água!


 “Se reconhecemos os nossos pecados, (Deus aí está) fiel e justo 
para nos perdoar os pecados e para nos purificar de toda iniquidade.” 
1 João 1, 9

Dinâmica: A Palavra de Deus nos transforma

$
0
0
MATERIAL:


- 2 recipientes transparentes
- Vinagre branco
- Água
- Bicarbonato de sódio

No primeiro recipiente coloque somente água, no segundo coloque 50% de água e 50% de vinagre branco.

Qual a nossa reação à Palavrinha de Deus?

A olhos nus os recipientes são iguais, mas há uma diferença entre eles. Deus conhece o nosso interior e deseja nos transformar através de Sua Palavra, da oração, do jejum e dos sacramentos. No entanto, Ele nos deu o livre arbítrio. Adicione bicarbonato de sódio no recipiente com água e mexa, não vai alterar quase nada. Assim são aqueles que não se deixam transformar pela Palavra de Deus, ouvem, mas não a colocam em prática, nada muda em suas vidas.







Mas existem aquelas pessoas que acolhem a Palavra de Deus em seus corações e se deixam transformar por ela (coloque o bicarbonato no recipiente com água + vinagre, vai efervescer e provavelmente transbordar).
Essas pessoas ficam cheias do Espírito Santo e transbordam amor, paz, alegria... aos que estão perto!  
Que tipo de pessoa você quer ser? Vamos fazer uma oração?

"Não vos amoldeis às estruturas deste mundo, mas transformai-vos pela renovação da mente, a fim de distinguir qual é a vontade de Deus: o que é bom, o que Lhe é agradável, o que é perfeito." 
Romanos 12, 2

Querigma das Cores

$
0
0

Camiseta Querigma das Cores - Oficial

$
0
0
Quem não ama essa camiseta do Ministério para Crianças que um dia o Senhor inspirou fazer?!
Agora podem adquiri-la comigo!


Como comprar:

- Nos encontros e formações

- Envie um e-mail para paula_generoso@yahoo.com.br, informando qual o tipo (camiseta comum ou baby look), tamanho (P, M, G ou GG) e quantidade de camisetas que você deseja adquirir.

* Informe o seu CEP para que a taxa de entrega seja calculada (frete).

*A forma de pagamento é pelo PAGSEGURO ou através de DEPÓSITO BANCÁRIO, na Caixa Econômica Federal.

*Confirmado pedido, prazo para entrega, forma de envio através de PAC (encomenda comum) ou SEDEX (mais rápido, porém mais caro) e pagamento, sua encomenda tem um prazo de até 15 dias para ser confeccionada e enviada, então informarei o código para que você possa rastrear o seu pedido no site dos Correios.

*Se o pagamento não for efetuado em até 10 dias após o pedido, automaticamente a encomenda será CANCELADA.

*As encomendas só serão enviadas após confirmação do pagamento.

R$ 30,00


Viewing all 953 articles
Browse latest View live


<script src="https://jsc.adskeeper.com/r/s/rssing.com.1596347.js" async> </script>